Accorsi registra ocorrência policial contra fake news
Material será encaminhado à PF para investigação de crime eleitoral
A candidata a prefeita Adriana Accorsi (PT) registrou ocorrência policial na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), na tarde da última quarta-feira (11), sobre a divulgação de fake news (notícia falsa) em vários perfis de redes sociais contra ela. As páginas publicaram a notícia falsa, com foto de Adriana Accorsi, acompanhada da informação inverídica de que ela teria votado “contra o impeachment do ministro Alexandre Morais, do STF”.
“A verdade é que essa votação jamais ocorreu e, se um dia for acontecer, será no Senado da República, não na Câmara dos Deputados. Infelizmente estou sendo vítima do crime de fake news, de mentiras que estão sendo divulgadas a meu respeito, em várias páginas da internet. Nós esperamos da justiça a punição exemplar para esses criminosos”, disse a petista.
“As publicações deixam clara a intenção de me prejudicar como candidata a prefeita de Goiânia. Da minha parte, reitero o meu compromisso de seguir fazendo uma política limpa, de propostas para cuidar da nossa gente”, concluiu. A candidata argumenta que as publicações também estão cheias de comentários raivosos e xingamentos.
De acordo com a DERCC, o caso é tipificado como crime eleitoral pelo Artigo 323 do Código Eleitoral (divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado.) A ocorrência será encaminhada à Polícia Federal (PF) para investigação.