O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
crime ambiental

Polícia prende homem por incêndio criminoso no Cerrado

Suspeito admitiu intenção de continuar queimadas em meio à seca histórica

Postado em 13 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
CERRADO
PRF detém homem que confessou provocar queimadas no Cerrado do Distrito Federal | Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta sexta-feira (13) um homem acusado de atear fogo em uma área de Cerrado, às margens da BR-060, no Recanto das Emas, região administrativa do Distrito Federal. Segundo os policiais, o suspeito confessou o crime e, surpreendentemente, revelou que pretendia continuar com as queimadas. Logo após a denúncia feita por um morador que testemunhou a ação, os bombeiros controlaram o incêndio inicial.

O morador que denunciou o caso relatou à equipe da PRF que o homem estava visivelmente alterado e fazia ameaças de incendiar toda a área da comunidade. A prisão do suspeito aconteceu no mesmo dia em que Brasília completou 143 dias sem chuva, marcando a terceira pior seca da história da cidade.

Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuva é para o dia 25 deste mês, mas essa expectativa pode mudar. Nesta sexta-feira, o Inmet emitiu um alerta laranja de baixa umidade para o Distrito Federal, com índices variando entre 20% e 12%. Essa situação no cerrado, além de aumentar o risco de incêndios florestais, representa um perigo para a saúde da população, devido ao ressecamento da pele e das mucosas dos olhos, nariz e boca.

Cenário Nacional

Enquanto isso, o Brasil enfrenta uma das secas mais intensas da história recente. Os níveis dos principais rios das regiões Norte e Centro-Oeste estão ainda mais baixos do que no mesmo período do ano passado. Esse cenário impacta diretamente as bacias hidrográficas que abastecem os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também