Contratações de times brasileiros repercutem na Europa
Apesar de usar a expressão “cemitério de estrelas”, o jornal destacou o domÃnio do futebol brasileiro na América do Sul nos últimos anos
As movimentações dos clubes brasileiros nas últimas janelas de transferências têm atraÃdo a atenção da imprensa europeia. Recentemente, após o Corinthians confirmar a contratação do holandês Memphis Depay, ex-jogador do Atlético de Madrid. O jornal ‘SPORT’ analisou o cenário atual do futebol brasileiro, referindo-se ao Brasileirão Betano como um “cemitério de estrelas”.
Historicamente, grandes nomes do futebol, revelados por clubes brasileiros e com carreiras vitoriosas na Europa, costumam retornar a seus times formadores no final da carreira. Como foi o caso de Marcelo e Thiago Silva, que voltaram ao Fluminense. No entanto, as últimas temporadas foram marcadas pela chegada de estrelas internacionais, chamando a atenção do mercado global.
Nomes como Bolasie no Criciúma, Campbell no Atlético-GO, Braithwaite no Grêmio, Memphis no Corinthians e Payet no Vasco surpreenderam o mercado de transferências. Além disso, o retorno de Philippe Coutinho ao Vasco e as contratações de Alex Sandro pelo Flamengo e Felipe Anderson pelo Palmeiras reforçaram a tendência de grandes contratações.
Apesar de usar a expressão “cemitério de estrelas”, o jornal destacou o domÃnio do futebol brasileiro na América do Sul nos últimos anos. Desde que o Flamengo venceu o River Plate em 2019, apenas clubes brasileiros conquistaram a Libertadores, com o Brasil monopolizando as finais da competição entre 2020 e 2022.