domingo, 13 de setembro de 2026
Eleições 2024

Saúde é protagonista da queda de braço entre candidatos por Aparecida

Conforme as movimentações de campanha se intensificam, candidatos se esforçam para apontar soluções para a saúde municipal. Discursos passam, especialmente, pela ampliação de atendimentos no HMAP

Felipe Cardosopor em
Saúde é protagonista da queda de braço entre candidatos por Aparecida
Conforme as movimentações de campanha se intensificam, candidatos se esforçam para apontar soluções para a saúde municipal. Discursos passam, especialmente, pela ampliação de atendimentos no HMAP | Foto: Reprodução

Aparecida de Goiânia por muitos anos foi dependente de Goiânia para atendimentos especializados na área da saúde e também para internações e cirurgias. Na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB), porém, a cena começou a mudar. A construção do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP) trouxe esperança à população aparecidense e, por sua magnitude e importância, está, claro, no centro do debate da disputa municipal de 2024.

O candidato a prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), por exemplo,  tem garantido em reuniões e ações da campanha, que não irá trocar a “gestão exitosa” da Sociedade Israelita Albert Einstein que hoje administra a unidade de saúde e que vai ampliar os atendimentos criando mais 60 leitos. 

“A construção do HMAP simbolizou um avanço significativo na política de saúde de Aparecida, que antes dependia da capital para qualquer atendimento. Com uma visão de futuro, Maguito construiu a unidade e Gustavo a colocou em funcionamento, e isso marcou uma nova fase na cidade. E ao invés de retroceder e tirar a gestão do Einstein que tão bem administra o hospital, nós vamos ampliar o hospital, criando leitos clínicos e oncológicos para melhor atender os pacientes”, argumenta. 

Dos 60 leitos que serão criados, conforme consta no plano de governo de Leandro Vilela, 30 leitos serão para clínica geral e 30 leitos para oncologia. “Vou investir os recursos municipais na ampliação da infraestrutura e no fortalecimento dos serviços de saúde, garantindo mais atendimento para a população de Aparecida”, promete o candidato.

Outro que tem se nutrido o discurso voltado à saúde pública é o candidato Professor Alcides. Segundo ele, uma das metas de seu governo, caso termine eleito, é fortalecer a unidade de saúde e ampliar o atendimento para os moradores da cidade. “Vou me reunir com a gestão do Hmap para adequar essa realidade, e elevar o número de atendimentos da população local a um mínimo de 40% do total”. 

Uma das críticas do político passa pela questão de que a menor parte dos atendimentos prestados pela unidade de saúde são voltados, de fato, à população aparecidense. “Meu compromisso é assegurar que todos tenham acesso a um atendimento digno, com respeito e cuidado, proporcionando vida saudável para toda a população”, destaca.

Já o candidato Willian Panda (PSB) diz que vai manter a gestão sob fiscalização rigorosa para o cumprimento do contrato com OS responsável pelo hospital. “Também vou estabelecer como meta a realização de 5 mil cirurgias eletivas e buscaremos recursos para construção de uma ala oncológica”, disse à reportagem do O HOJE.

O Hospital em questão conta com 235 leitos operacionais e tem capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, além de 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, mais de oito mil consultas médicas ambulatoriais e mais de sete mil exames de imagem mensais. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Aparecida de Goiânia Candidatos disputa Eleições Goiás Saúde

Veja também

carmén lúcia

CRISE

“O Supremo também não me mudou”, diz Cármen Lúcia em meio à crise do STF

Em palestra, ministra falou sobre sua trajetória na Corte e citou decisões tomadas com base na Con...
Fachin

CRISE NO STF

Fachin assume relatoria de ação que envolve Moraes no caso Master

Decisão ocorre antes de sessão extraordinária que vai analisar procedimentos relacionados ao caso...
pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Marconi Perillo (PSDB) e Luis Cesar Bueno (PT) no debate da TV Sucesso. (Imagem: Reprodução/Captura de tela/YouTube/TVSucesso BAND)

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela e Wilder Morais ficam fora de debate em Rio Verde

Governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) ficaram de fora do encontro, que reuni...