Basileu França apresenta ópera Dido e Aeneas
O evento, que será realizado no Teatro Escola Basileu França, nos dias 21 e 22 de setembro, tem como convidada a soprano Maria Angélica Rocha, premiada no concurso de canto lírico Joaquina Lapinha, na cidade de Tatuí, São Paulo
O Ópera Estúdio do Basileu França apresenta nos dias 21 e 22 de setembro a ópera Dido e Aeneas. Os espetáculos contarão com duas récitas, que irão acontecer no sábado e no domingo às 20 horas e às 19 horas respectivamente, no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla no valor de R$ 30,00.
Além do tradicional canto, a ópera também terá corpo de baile e a participação da orquestra Pedro Ludovico Teixeira, com regência do maestro Erick Félix. O espetáculo faz parte do projeto Estúdio Ópera do Basileu França que de acordo com Eduardo Machado, o diretor geral do espetáculo, tem o objetivo de promover maior crescimento e qualidade musical para os alunos. “No laboratório de ópera, alunos de todos os níveis têm a oportunidade de vivenciar um pouco do que é estar no palco artisticamente e também experimentar o processo de criação musical e cênica. Por fim, esta oportunidade também é um incentivo e um estímulo para os estudantes visualizarem as possibilidades profissionais no país e assim prosseguirem mais profundamente em seus estudos e investirem em sua formação musical”, afirma o professor.
Arte da ópera
No elenco, a protagonista será a soprano Maria Angélica Rocha, premiada no concurso de canto lírico Joaquina Lapinha, em Tatuí/SP, ao lado de Vitor Monte, baixo-barítono com vasta experiência no cenário musical goiano. Além disso, ao lado deles também está Gabriela Bork, soprano que interpretará Belinda. Gabriela afirma que a experiência de participar de Dido e Aeneas é muito gratificante, apesar de exigente. “Não basta apenas cantar as notas certas, mas também é necessário entrar na história, construir a relação com os outros personagens e sincronizar tudo com a música e a direção cênica. No final, ver tudo tomando forma no palco faz todo o trabalho valer a pena”, conclui.
Na direção artística e de cena, Wesley Neres, diretor de óperas e balés, promete ao público uma obra artística do início ao fim. “Nesse trabalho específico, se tratando de um clássico da literatura, temos uma estética esperada, e para tanto nos apoiamos nos livros, mais do que nunca para encontrar referências mais próximas do real afim de entregar ao público uma imersão mais próxima da real experiência de se assistir ópera nas maiores casa de espetáculos do mundo”, garante.
História
Escrita em 1688, a ópera Dido e Aeneas foi concebida por Henry Purcell, com texto de Nahum Tate. A história é baseada no livro IV da Eneida, escrito pelo poeta romano Virgílio. A tragédia retrata o amor de Dido, rainha de Cartago, que quando é tocada pelo cupido se apaixona por Aeneas, general de Tróia. Entretanto, entre o amor deles está a fúria de uma feiticeira que movida pela vingança, trama contra a felicidade do casal.
SERVIÇO
Ópera Dido e Aeneas
Quando: 21 e 22 de setembro
Horários:
Récita 1 – 20 horas
Récita 2 – 19 horas
Onde: Teatro Escola Basileu França
Ingressos: Sympla