Colapinto quebra jejum e se torna primeiro argentino a pontuar na Fórmula 1
Colapinto, que substitui Logan Sargeant na equipe até o fim da temporada, já sabe que não será titular em 2025
Franco Colapinto fez história neste domingo ao se tornar o primeiro argentino a pontuar na Fórmula 1 em 42 anos. No GP do Azerbaijão, o piloto de 20 anos. Está foi apenas a sua segunda corrida na categoria. Ele terminou em oitavo lugar, quebrando o jejum que durava desde 1982, quando Carlos Reutemann pontuou pela última vez.
O argentino conquistou a oitava posição após uma batida entre Carlos Sainz e Sergio Pérez nas voltas finais. Antes do acidente, Colapinto estava em décimo lugar, depois de ultrapassar Nico Hulkenberg. Oscar Piastri venceu a corrida, mas Colapinto e Oliver Bearman se destacaram ao se beneficiarem da colisão e terminarem em oitavo e décimo, respectivamente, com Bearman pontuando para a Haas. Com isso, Bearman, de 19 anos, fez história ao se tornar o primeiro piloto a pontuar por duas equipes diferentes na mesma temporada.
Colapinto, que substitui Logan Sargeant na equipe até o fim da temporada, já sabe que não será titular em 2025, pois o assento será ocupado por Carlos Sainz, que está de saída da Ferrari. O jovem piloto, no entanto, já deixou sua marca ao entrar para o seleto grupo de argentinos que pontuaram na Fórmula 1, seguindo os passos de lendas como Juan Manuel Fangio e Reutemann.