O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Meio Ambiente

Fogo avança e queima 700 hectares do Parque Nacional de Brasília

Há 146 dias não chove no Distrito Federal

Postado em 16 de setembro de 2024 por Yago Sales
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O fogo que consome o Parque Nacional de Brasília e deixou parte da capital do país tomada pela fumaça segue avançando nesta segunda-feira (16) com três focos ativos.

O incêndio consumiu 700 hectares da área de proteção ambiental, informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Polícia Federal investiga a origem do sinistro.

Antes de mais nada, uma densa e escura coluna de fumaça pode ser vista hoje saindo do parque, também conhecido como Água Mineral. Com 146 dias sem chuvas este ano no Distrito Federal (DF), o tempo quente e seco dificulta o trabalho das equipes.

Leia mais: Aparecida com apoio do Ibama fiscaliza Serra das Areias

Ao mesmo tempo, o período em que o Distrito Federal enfrentou uma seca mais aguda foi em 1963 com 163 dias sem chuvas, informou o Instituto Nacional de Meteorologia.

O coordenador de Manejo Integrado do Fogo do ICMBio, João Morita, disse à Agência Brasil que 93 combatentes de instituições como ICMBio, Corpo de Bombeiros e PrevFogo estão lutando contra as chamas com a ajuda de um avião e um helicóptero.

Leia mais: Desmatamento em Goiás tem queda de 59% no ano de 2024

“[O fogo] ainda está na mesma região que ele atingiu ontem [domingo]. Ele não está controlado. A gente queria ter controlado ontem. Vamos trabalhar para controlar hoje. Se não controlar hoje, a gente vai trabalhar para controlar amanhã”, explicou Morita.

Por fim, o incêndio começou por volta das 11h30 desse domingo (15) e não há previsão de quando a corporação vai controlá-lo. As equipes suspenderam os trabalhos por volta das 22h de ontem, retornando às 6h de hoje.

Veja também