O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 15 de outubro de 2024
Meio Ambiente

Comurg intensifica limpeza preventiva dos córregos urbanos

A limpeza é feita em preparação ao período chuvoso, com a intenção de evitar enchentes e alagamento nas cabeceiras de pontes

Postado em 17 de setembro de 2024 por Thais Teixeira
Equipes da Comurg retiram diariamente cerca de 500 quilos de resíduos dos leitos de mananciais da cidade | Foto: Divulgação / Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) está aumentando as operações de limpeza nos córregos urbanos da cidade, ao mesmo tempo em que educa a população sobre a importância de manter os cursos d’água livres de resíduos. A conscientização sobre o descarte adequado de resíduos se torna ainda mais importante com a aproximação do período chuvoso, que aumenta a probabilidade de enchentes.

Aproximadamente 500 quilos de lixo são removidos diariamente pelas equipes da Comurg dos córregos da cidade, que incluem pneus, sacolas plásticas, garrafas e até móveis descartados. Além de degradar o meio ambiente, esses resíduos obstruem as vias fluviais, aumentando as enchentes durante as chuvas. A Comurg informou que todo resíduo retirado dos leitos é levado para o Aterro Sanitário.

Além de prejudicar o meio ambiente, o descarte impróprio de lixo em meios aquáticos favorece o crescimento e a proliferação do Aedes aegypti, emissor que transmite doenças como zika, chikungunya e dengue.

A Comurg enfatiza a importância dos moradores utilizarem os serviços de coleta de lixo domiciliar, Cata-Treco e Ecopontos para descartar os resíduos de forma adequada, a fim de evitar o despejo nos córregos.O órgão acredita que ações como essas tornam a cidade de Goiânia mais limpa, segura e preparada para a chuva.

Goiânia tem 89  córregos como os Cascavel e Capim Puba, localizados no setor ferroviário norte, que tem os maiores índices de descarte ilegal na capital.  Serrinha, localizado no Parque Amazônia; Botafogo, localizado na área do Jardim Goiás; e o Córrego da Vila Abajá são outros córregos que precisam de manutenção regular.

Devido à sua extensão e proximidade com áreas densamente povoadas, os córregos João Leite, Anicuns e Macambira também precisam ser monitorados continuamente. Isso aumenta a probabilidade de descarte inadequado de resíduos.

Córregos com limpeza já realizada

  • Córrego Palmital, do Jardim Novo Mundo até a Avenida Anhanguera, no Centro;
  • Marginal Botafogo, no trecho entre a 2ª Radial e a Avenida Anhanguera, no Centro;
  • Córrego Capim Puba, do Setor Aeroporto até a Avenida Leste Oeste;
  • Córrego Cascavel, entre a Avenida Castelo Branco e a Avenida Anhanguera.

Fonte: Comurg 

Veja também