Jogador de brasileiro de futsal já foi ouro nas Olímpiadas
O próximo desafio do Brasil será contra a Croácia, nesta terça-feira (17), ao meio-dia
A base continua sendo uma grande fonte de talentos para a Seleção Brasileira de Futsal. Um exemplo claro disso é Neguinho, camisa 5 do Brasil na Copa do Mundo de Futsal, que atualmente é o único atleta do elenco a ter participado dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018. Naquela ocasião, realizada em Buenos Aires, Argentina, o futsal fez sua estreia no programa olímpico, e a equipe brasileira, com muito mérito, conquistou a medalha de ouro.
É importante ressaltar que o Comitê Olímpico Internacional (COI) frequentemente insere novas modalidades nos Jogos da Juventude como uma forma de testar sua viabilidade para futuras edições. Dessa forma, em 2018, o futsal foi escolhido, e o Brasil garantiu sua vaga após alcançar a final do Sul-Americano sub-18. Neguinho, que naquela época tinha 18 anos, assumiu o papel de capitão daquele time vitorioso.
Atualmente, Neguinho defende o Illes Balears Palma, da Espanha, clube com o qual conquistou a Champions League de futsal. Ele também possui outros títulos de destaque, como a Liga Nacional de Futsal pelo Atlântico (RS) e conquistas com a Seleção Brasileira, como a Copa das Nações e a Copa América.
Nesta Copa do Mundo de Futsal, que está sendo disputada no Uzbequistão, Neguinho busca deixar sua marca na história da modalidade. Já que o Brasil não vence o torneio desde 2012, quando Falcão liderou o time ao título mundial. O próximo desafio do Brasil será contra a Croácia, nesta terça-feira (17), ao meio-dia, pela segunda rodada do Grupo B. Na estreia, a seleção goleou Cuba por 10 a 0.