O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 13 de outubro de 2024
reunião governadores

Caiado critica respostas do governo federal às queimadas

Falta de presença de Lula na reunião agrava insatisfação de Caiado

Postado em 19 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
Caiado
Governador de Goiás Afirma que Medidas Foram Tardias e Ineficientes | Foto: Henrique Raynal

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), deixou a reunião com a Casa Civil frustrado e com críticas ao governo federal. Caiado alegou que o Executivo federal não estava devidamente preparado para enfrentar a crise das queimadas no país. Segundo ele, o governo adiou as ações, que agora enfrentam dificuldades para serem eficazes. “O governo federal não estava preparado para o que aconteceu. De repente, foi procrastinando e, agora, vai chegar no final”, declarou Caiado.

Durante o encontro, o governo federal disponibilizou recursos para Goiás, incluindo R$ 13 milhões, além de 100 bombeiros e 30 brigadistas. No entanto, Caiado considera que o governo anunciou as medidas tarde demais e as acha insuficientes, pois foram divulgadas quase no fim da estiagem. “Precisamos rediscutir o federalismo no Brasil. Brasília não sabe governar o país. Isso é uma ineficiência completa. Dê estrutura pro governador montar essas estruturas avançadas do corpo de bombeiros”, criticou o governador.

Além disso, Caiado ironizou a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião com os governadores. “Cada um tem que resolver o problema do seu estado. Se a visão dele é que isso aí não tem essa relevância, não cabe a mim discutir”, afirmou.

A reunião, ocorrida na tarde desta quinta-feira (19/9), contou com a presença de nove governadores e dois vice-governadores, além de representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional e Relações Institucionais. A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, relatou que atualmente há 690 focos de incêndio no Brasil e anunciou que o presidente Lula pediu a criação urgente de um Conselho Nacional de Segurança Climática.

Veja também