Chuva em Goiânia é esperada para o final setembro
Goiânia enfrenta recorde de seca: terceira capital com mais dias sem chuva
Goiânia está entre as capitais brasileiras com mais dias consecutivos sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital goiana completou, nesta terça-feira (17/9), 145 dias secos. O ranking é liderado por Belo Horizonte (MG) com 151 dias sem precipitação e Brasília (DF) com 147 dias.
A lista das 5 capitais com maior duração sem chuvas é a seguinte:
- Belo Horizonte (MG) – 152 dias
- Brasília (DF) – 148 dias
- Goiânia (GO) – 146 dias
- Cuiabá (MT) – 123 dias
- Palmas (TO) – 121 dias
Para os próximos dias, a previsão aponta mais calor e continuidade do tempo seco. Nesta quarta-feira (18/9), as temperaturas em Goiânia devem variar entre 18ºC e 37ºC, com umidade relativa do ar entre 12% e 55%. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) destaca que a umidade relativa do ar à tarde estará em nível de alerta, agravada pelas queimadas no Estado, o que prejudica a qualidade do ar.
A expectativa de chuva para Goiânia está prevista para a segunda quinzena de setembro. A chegada das chuvas é crucial não apenas para amenizar o calor extremo, mas também para melhorar a umidade do ar. A umidade adequada ajuda a reduzir a intensidade das queimadas e contribui para uma qualidade do ar mais saudável, beneficiando a saúde pública e o meio ambiente. Portanto, a precipitação esperada deve trazer alívio significativo para a capital goiana e para as áreas afetadas pela seca prolongada.