O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Crise venezuelana

Parlamento Europeu reconhece vitória de Edmundo González

Legislativo afirma que União Europeia deve assegurar que opositor de Maduro tome posse em 2025

Postado em 19 de setembro de 2024 por Thiago Borges
Parlamento Europeu reconhece vitória de Edmundo González
Edmundo González está exilado na Espanha Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Parlamento Europeu reconheceu nesta quinta-feira (19) a vitória de Edmundo González na Venezuela. O ex-candidato na eleição presidencial venezuelana foi o principal opositor ao presidente Nicolás Maduro, no pleito do dia 28 de julho.

O Legislativo da União Europeia (UE) afirmou, em nota, que o órgão deve assegurar que González tome posse no próximo ano. O bloco condenou as eleições presidenciais do país. A UE descreveu o processo como “fraude eleitoral orquestrada pelo Conselho Eleitoral Nacional [da Venezuela] controlado pelo regime [de Maduro], que se recusou a tornar público o resultado oficial”.

Leia mais: Rogério reforça compromisso com Cultura, Educação e Mobilidade durante reuniões com representantes

O Parlamento Europeu recusou a ordem de prisão emitida pela Justiça venezuelana contra o opositor, que fugiu para Espanha para escapar da decisão. González, através das redes sociais, afirmou que foi coagido a assinar um documento de reconhecimento do resultado das eleições para poder se exilar na Europa. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também