O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
saúde

Estudo aponta que consumo de café ou chá pode diminuir risco de demência

Pesquisa aponta benefícios para hipertensos que consomem de meia a uma xícara de café diariamente

Postado em 20 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
café
Estudo sugere que café moído está associado a menor risco de demência em comparação ao café descafeinado | Foto: Reprodução

Uma pesquisa da Universidade Médica de Ningxia, na China, investiga como o consumo de café e chá pode ajudar a reduzir o risco de demência, especialmente em pessoas com pressão alta. Publicado em 10 de setembro na revista Scientific Reports, o estudo analisou dados de mais de 450 mil participantes do UK Biobank, acompanhados por cerca de 15 anos. Aproximadamente metade dos voluntários apresentava hipertensão, uma condição que pode acelerar o envelhecimento cognitivo e aumentar o risco de demência.

Os resultados mostraram que indivíduos hipertensos que consumiam entre meia e uma xícara de café diariamente tinham menor risco de desenvolver demência. Em comparação com aqueles que bebiam seis ou mais xícaras. Da mesma forma. Participantes que tomavam de quatro a cinco xícaras de chá por dia também apresentaram um risco reduzido em relação aos que não consumiam a bebida.

Os pesquisadores afirmam que a pressão alta é um fator crucial no desenvolvimento da demência. Eles observaram uma associação estatisticamente significativa entre o consumo de café e chá e o risco de demência, especialmente em pessoas com hipertensão. Apesar dos resultados promissores, os cientistas alertam que a pesquisa se baseia em correlações e não pode afirmar categoricamente que essas bebidas previnem a doença. Estudos adicionais são necessários para aprofundar a compreensão dos efeitos do café e do chá no cérebro.

Além disso, o tipo de café consumido também fez diferença: o café moído foi associado a um menor risco de demência. Enquanto o café descafeinado apresentou risco maior. Pesquisas anteriores sugerem que a cafeína pode reduzir a hipertensão e diminuir inflamações, fatores que protegem o sistema nervoso central.

Embora ainda haja muitas perguntas a serem respondidas, o interesse de neurologistas por café e chá cresce à medida que novas evidências sobre seus benefícios cognitivos surgem.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também