Obra inédita de Mozart é descoberta na Alemanha
Entenda mais sobre a nova obra recentemente descoberta em Leipzig
Uma nova composição atribuída ao renomado compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart foi recentemente descoberta em Leipzig, no leste da Alemanha. Dessa forma, os pesquisadores locais revelaram nesta quinta-feira, (19).
A obra se trata de conjunto de sete movimentos para trio de cordas com uma duração total de cerca de doze minutos, que teria sido escrito em meados ou finais dos anos 1760. Sendo assim, a descoberta ocorreu durante a atualização do catálogo Köchel, uma compilação que agrupa todas as criações musicais do compositor.
O manuscrito é uma cópia ou transcrição produzida com tinta marrom escura sobre papel branco feito à mão. Além disso, o documento, segundo as bibliotecas municipais, não contém a assinatura do autor.
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
Ainda assim, curiosamente, os especialistas acreditam que a irmã de Mozart, Nannerl, foi responsável pela preservação da obra. Sendo assim, a peça foi intitulada Ganz kleine Nachtmusik (“Pequena Música Noturna”).
Na quinta-feira, a composição foi interpretada em público pela primeira vez em Salzburgo, cidade natal do compositor. Por outro lado, na Alemanha, sua estreia está marcada para o sábado, na Ópera de Leipzig. O diretor científico da Fundação Mozarteum de Salzburgo, Ulrich Leisinger, comentou que essa obra inédita oferece uma nova visão sobre a fase inicial da carreira de Mozart.