O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Vacinação

Goiânia inicia substituição da vacina oral contra poliomielite por injetável

Medida atende recomendação do Ministério da Saúde (MS) e diz respeito às doses de reforço que ainda eram de gotinhas

Postado em 23 de setembro de 2024 por Tathyane Melo
Saúde de Goiânia inicia substituição da vacina oral contra poliomielite por injetável. Medida atende recomendação do Ministério da Saúde (MS), e diz respeito às doses de reforço que ainda eram de gotinhas | Fotos: SMS
Saúde de Goiânia inicia substituição da vacina oral contra poliomielite por injetável. Medida atende recomendação do Ministério da Saúde (MS), e diz respeito às doses de reforço que ainda eram de gotinhas | Fotos: SMS

Seguindo as orientações do Departamento Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Goiânia inicia o novo formato vacinal com a vacina inativada poliomielite (VIP). Com isso, a partir desta segunda-feira (23), todas as salas de vacinação já não administram mais a vacina por via oral (VOP), conhecida popularmente como ‘gotinha’.

Os profissionais de saúde já aplicam a VIP (forma injetável) aos 2, 4 e 6 meses de vida do bebê, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Os profissionais de saúde faziam o reforço com gotinha aos 15 meses e também aos quatro anos. Sendo assim, agora haverá somente um reforço com VIP que será aos 15 meses. A dose aos quatro anos, não será mais necessária.

Conforme a decisão do MS, o MS baseou a substituição da vacina VOP em evidências. Elas mostram que a vacina inativada é mais eficiente e segura. “A vacina injetável apresenta menor risco de infecção porque usa vírus inativado, morto, e a VOP utiliza um vírus atenuado, que, em casos raros, pode causar a doença. Estados Unidos de nações europeias já utilizam esse formato”, explica a responsável pela Vigilância em Saúde da pasta da Saúde, Marília de Castro.

Mudança

Com a mudança, o formato vacinal no município não será prejudicado, ressalta Marília. “O MS já havia anunciado a nova forma em julho de 2023, portanto nós já estávamos preparados para essa transição”. A data oficial para o fim da implementação no novo formato vacinal em todo o país, é 4 de novembro.

Os profissionais de saúde já recolheram as doses da VOP das salas de vacinas da rede e serão enviadas ao Estado por esses mesmos profissionais. “Somando com as doses que tínhamos na rede de frios, devemos devolver um total de 47.340 doses do imunizante”, informa a titular da Imunização da Saúde, Tulyanne Alves.

Novo formato vacinal

A partir de agora, os profissionais de saúde informarão os pais e responsáveis que levarem seus filhos para receber a vacina contra poliomielite. Além disso, tudo será repassada nas salas de vacinação da rede da saúde sobre o novo formato vacinal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também