O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 14 de outubro de 2024
diplomacia

Zelensky vai à ONU para criticar proposta de paz do Brasil

Presidente ucraniano apresenta “plano de vitória” em meio à oposição ao acordo mediado pelo Brasil e China

Postado em 23 de setembro de 2024 por Vinicius Lima
Zelensky
Ucrânia rejeita mediação brasileira e busca forçar negociações com a Rússia nos próprios termos | Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deve se opor à proposta de paz promovida pelo Brasil durante a Assembleia Geral da ONU, conforme informou o analista de Internacional da CNN, Américo Martins. Zelensky, em vez de apoiar a mediação liderada pelo Brasil e pela China. Apresentará o que chamou de “plano de vitória” da Ucrânia contra a Rússia. Martins destacou que a proposta brasileira não conta com o apoio do líder ucraniano, que considera que a iniciativa não favorece seu país.

Enquanto o Brasil tenta se posicionar como mediador do conflito. Zelensky defenderá uma estratégia mais contundente, que busca forçar a Rússia a negociar sob os termos ucranianos. Essa diferença de abordagem, segundo o analista. Deve levar a Ucrânia a criticar duramente a proposta brasileira e possivelmente atrair comentários críticos de países aliados de Kiev. O líder ucraniano já organizou cúpulas pela paz sem incluir a Rússia e parece disposto a manter sua postura de resistência às tentativas externas de mediação que não atendam seus interesses.

Essa oposição clara reflete as dificuldades diplomáticas em torno do conflito. O Brasil, na presidência do G20, busca envolver o “sul global” em uma tentativa de mediação. Mas a Ucrânia mantém sua firmeza em garantir uma solução alinhada com seus próprios termos.

Veja também