quarta-feira, 4 de novembro de 2026
ASSEMBLEIA ONU

Lula alerta para crise global da democracia e defende regulação das redes sociais na ONU

Presidente afirma que ataques à democracia se intensificaram desde a Segunda Guerra

Vinicius Limapor em
Democracia
Líderes mundiais se reúnem para discutir extremismo e desinformação em evento paralelo à Assembleia Geral | Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou sobre o momento crítico da democracia em nível global, durante um evento realizado à margem da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (24), em Nova York. No encontro intitulado “Em defesa da democracia: lutando contra o extremismo”, Lula afirmou que a democracia enfrenta o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial, citando o impacto de ações totalitárias e desinformação em vários continentes.

Lula destacou que, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, forças autoritárias desafiaram o resultado das urnas com violência, mencionando ataques contra o sistema democrático. Além disso, ele apontou que a propagação de notícias falsas na América Latina mina a confiança no processo eleitoral. Na Europa, segundo o presidente, a combinação de racismo, xenofobia e desinformação ameaça a diversidade, enquanto na África, golpes de Estado continuam a refletir heranças coloniais.

Em seu discurso, Lula defendeu que a democracia deve ser vista novamente como o caminho mais eficaz para a conquista de direitos e justiça social. Ele reforçou que é preciso reorientar a economia global para servir ao povo, sem abrir mão do livre mercado. Mas devolvendo ao Estado o papel de garantidor do bem-estar e do desenvolvimento sustentável.

No evento, Lula também defendeu a liberdade de expressão, porém, ressaltou que ela não pode ser ilimitada. Ele afirmou que é necessário proteger os direitos e liberdades das pessoas, além de preservar a ordem democrática. O presidente criticou o impacto das redes sociais, destacando que essas plataformas amplificam discursos de ódio e precisam de regulação. Lula defendeu que as empresas de tecnologia não podem se considerar acima da lei e devem assumir responsabilidade pelo conteúdo que circula em suas plataformas.

Participaram do evento líderes de diversos países, incluindo o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Cientistas apontam limites para afastamento da direita em relação ao bolsonarismo

Desafios da direita

Cientistas apontam limites para afastamento da direita em relação ao bolsonarismo

Mesmo com novas lideranças em busca de protagonismo, influência da família Bolsonaro e força ele...
União Europeia recomenda kits de sobrevivência para enfrentar crises por até 72 horas

Guerra

União Europeia recomenda kits de sobrevivência para enfrentar crises por até 72 horas

UE orienta população a preparar mochilas de emergência com água, alimentos e rádio
Senado Federal

Após impasses

Redução da maioridade penal será discutida separadamente da PEC da Segurança

Proposta recebeu 75 votos favoráveis no segundo turno e segue para promulgação; emendas sobre mai...
Presidente do PT sinaliza apoio a Alcolumbre após partido fechar com Motta

Disputa no Congresso

Presidente do PT sinaliza apoio a Alcolumbre após partido fechar com Motta

Eleição das presidências do Senado e da Câmara dos Deputados acontecerá em fevereiro de 2027
keké

Entorno do DF

Em entrevista ao O HOJE, Keké diz que pretende liderar força política independente em Águas Lindas de Goiás

Deputado estadual eleito diz que não pretende se subordinar a grupos políticos e apresenta propost...
Governo tenta barrar redução da maioridade penal na PEC da Segurança Pública

Congresso

Governo tenta barrar redução da maioridade penal na PEC da Segurança Pública

Planalto quer aprovar texto sem alterações no Senado para evitar retorno da proposta à Câmara e ...
Rogério Marinho

Disputa no Senado

Rogério Marinho busca votos de sete partidos para disputar presidência do Senado

Aliados do senador do PL calculam que dissidências em outras bancadas podem garantir os 41 votos ne...
goiás

posse do presidente Lula

Deputado pede investigação sobre diárias de hotéis até 23 vezes mais caras na posse de Lula

Fábio Felix acionou MPDFT e Procon-DF após identificar valores elevados para hospedagens entre 4 e...