O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 7 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Drogas

Cocaína rosa preocupa autoridades da Europa

Essa substância perigosa está associada a um aumento alarmante de mortes por overdose

Postado em 25 de setembro de 2024 por Leticia Marielle
Cocaína rosa: preocupa autoridades Europa e América Latina. | Foto: Divulgação

No início de setembro, as autoridades espanholas realizaram a maior apreensão de drogas sintéticas da história do país. Foram confiscados uma quantidade significativa de cocaína rosa e mais de um milhão de pílulas de ecstasy. A operação visou desmantelar redes de distribuição de drogas em Ibiza e Málaga. A cocaína rosa se tornou uma preocupação crescente na Espanha, no Reino Unido e em outras regiões da Europa.

Essa substância perigosa está associada a um aumento alarmante de mortes por overdose. Na Espanha, vendedores oferecem a cocaína rosa por cerca de US$ 100 o grama, aproximadamente R$ 550, e frequentemente a apresentam como um produto de alta qualidade.

As autoridades de saúde em toda a Europa estão em estado de alerta, uma vez que a cocaína rosa é difícil de detectar com os testes de drogas comuns. Na Espanha, a falta de equipamentos adequados para identificar todos os componentes dessa droga torna o desafio ainda maior.

A Substância

A crescente popularidade e a composição imprevisível da cocaína rosa geraram preocupações entre organizações europeias que atuam na redução de danos relacionados às drogas, levando-as a exigir ações urgentes para enfrentar os riscos associados a essa substância.

Embora leve o nome de “cocaína”, a cocaína rosa não contém necessariamente cocaína. Em vez disso, costuma ser uma mistura de várias substâncias, incluindo MDMA, cetamina e 2C-B. O MDMA, conhecido popularmente como ecstasy, é um estimulante que possui propriedades psicodélicas, enquanto a cetamina é um anestésico potente com efeitos sedativos e alucinatórios. As drogas da família 2C são classificadas como psicodélicas, mas também podem causar efeitos estimulantes.

Os traficantes geralmente oferecem a cocaína rosa em forma de pó ou pílula, e os consumidores a reconhecem facilmente por sua cor vibrante, que é intencionalmente atraente devido à adição de corantes alimentícios. Em algumas versões, os produtores também adicionam aromas de morango ou outros sabores.

Essa droga ganhou notoriedade em festas e baladas da América Latina e rapidamente se espalhou para a Europa. Os nomes comuns para a cocaína rosa variam bastante; alguns a chamam de “cocaína rosada”, “tuci”, “Vênus” ou “Eros”. A cocaína rosa fez a transição de Ibiza para o Reino Unido, onde já se observam evidências de sua crescente presença na Escócia, em partes do País de Gales e na Inglaterra. Além disso, em Nova York, nos EUA, também tem havido um aumento na disponibilidade desse produto recentemente.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também