Apenas 27% dos adolescentes receberam a 2ª dose da vacina contra a dengue
No Brasil, aplicaram-se 2,2 milhões de primeiras doses da vacina, mas menos da metade dos vacinados retornou para a dose adicional
Dados preliminares do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) mostram que apenas 27% dos adolescentes em Goiás tomaram a segunda dose da vacina contra a dengue. O estado recebeu um total de 401 mil doses. No entanto, as equipes de saúde aplicaram apenas 134,5 mil doses, e pouco mais de 37,5 mil pessoas retornaram para receber a segunda dose. A população deve prestar atenção à caderneta de vacinação, pois o intervalo entre as doses precisa ser de três meses para garantir a imunização completa.
No Brasil, aplicaram-se 2,2 milhões de primeiras doses da vacina, mas menos da metade dos vacinados retornou para a dose adicional. Foram registrados apenas 636 mil segundas doses registradas. Em 2024, as autoridades definirão o público-alvo como crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Esse grupo representa o maior número de internações por dengue. Além dos idosos, que não têm autorização para receber a vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As autoridades escolheram os municípios que receberão as doses da vacina com base nas diretrizes da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As autoridades direcionarão as vacinas para regiões com cidades de grande porte que apresentaram alta transmissão da dengue nos últimos dez anos e que possuem uma população de pelo menos 100 mil habitantes, considerando também as altas taxas registradas nos últimos meses.