Goiás promove Dia D para doação de órgãos
Palestras e atendimentos gratuitos buscam aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos em Goiás
Em celebração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, que ocorre em 27 de setembro, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO) e o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNBGO) organizam o “Dia D”. Este evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro. Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e os benefícios que ela proporciona.
A abertura do “Dia D” será nesta quinta-feira (26), às 14h, no Auditório José Lenar de Melo Bandeira. O evento contará com uma série de palestras. Entre os palestrantes estão a nefrologista Juliana de Oliveira Barbosa, que abordará os desafios e avanços na área de transplantes renais. Katiuscia Christiane Freitas, gerente de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, também participará e discutirá questões relevantes sobre o tema. Além disso, José Carlos Bretas, um transplantado renal, compartilhará sua experiência pessoal, oferecendo uma perspectiva tocante sobre a importância da doação.
Durante o evento, Hércules Alexandre da Costa Benício, representante do CNB, falará sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Essa ferramenta simplifica o processo de autorização para doação. Denyse Goulart, diretora-geral do Hemocentro, complementará as discussões. Ela abordará a importância do cadastro de medula óssea e o papel do Hemocentro na captação de novos doadores.
No dia 26, o público poderá receber atendimento no foyer do auditório. Já no dia 27, o atendimento se estenderá ao Auditório José Lenar e ao Fórum Cível, das 12h às 18h. Os cartórios extrajudiciais estarão disponíveis para fornecer informações sobre a AEDO. Eles também auxiliarão na emissão gratuita das autorizações de doação.
Além das atividades em Goiânia, a campanha se expandirá para o interior do Estado. As Diretorias de Foro das Comarcas colaborarão com os cartórios para ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos. As palestras também serão transmitidas para servidores e cartórios das regiões interiores.