Incêndios paralisam atividades no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Fogo ameaça área preservada no Cerrado
Na tarde desta quarta-feira (25), novos focos de incêndio atingiram o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, próximo à Vila de São Jorge, localizada a pouco mais de 430 km de Goiânia. A princípio, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e voluntários estão atuando no combate às chamas. A equipe da Parquetur, concessionária responsável pela administração do parque, retirou todos os visitantes com segurança. Entre os evacuados, estavam acampados na região das Sete Quedas.
O ICMBio emitiu uma nota informando que todas as trilhas e atrativos do parque estarão fechados à visitação nesta quinta-feira (26). Sendo assim, a suspensão das atividades permanecerá até que as autoridades garantam a segurança no local. Enfim, novas informações, incluindo a data de reabertura, serão divulgadas em breve.
A Rede Contrafogo, grupo voluntário da Chapada dos Veadeiros, informou que controlou o foco de incêndio próximo à Cachoeira do Lajeado. No entanto, o fogo ainda se espalha por uma linha extensa no interior do parque, próximo ao Córrego Preguiça. Ou seja, o combate às chamas continua em diversas áreas.
Estima-se que, desde o início deste mês, os incêndios já destruíram cerca de 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros. O fogo atingiu uma área localizada entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia. O parque, considerado um dos principais locais de preservação do Cerrado, segue sob constante ameaça. Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que, até setembro deste ano, o bioma já registrou 48.966 focos de queimada. Esse número só é superado pela Amazônia, que contabilizou 79.175 focos no mesmo período.
Por fim, o Cerrado, conhecido como “berço das águas”, enfrenta o risco de perder cerca de 34% do fluxo de seus rios até 2050, de acordo com dados de monitoramento ambiental.