O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Inconsistência

Falta de equilíbrio entre ataque e defesa preocupa o Goiás nesta Série B

Mesmo tendo a defesa vazada por um turno completo, o Esmeraldino tem o terceiro melhor ataque da competição

Postado em 26 de setembro de 2024 por Davih Lacerda
Goiás
Goiás precisa de uma campanha quase perfeita para conquistar o acesso | Foto: Rosiron Rodrigues/GEC

Atualmente, o Goiás fez uma campanha decepcionante na Série B do Campeonato Brasileiro. O Esmeraldino começou a competição como um dos favoritos ao acesso, mas hoje a realidade da equipe é bem distante das pretensões iniciais.

O Verdão continua distante do G4, ocupando a decepcionante 12ª colocação, com 37 pontos, nove a menos que o Mirassol, a primeira equipe dentro da zona de acesso.

Fragilidade defensiva

O desempenho defensivo do Goiás é uma das principais preocupações da torcida. Com revés diante do Mirassol, o time chegou à marca indigesta de 19 jogos consecutivos sofrendo gols na Série B.

A última vez que a defesa do Goiás não foi vazada na segundona foi na vitória de 3 a 0 diante do Sport, na Serrinha, no dia 31 de maio, em partida válida pela 8ª rodada da competição.

O Esmeraldino sofreu gols de todos os adversários que enfrentou na competição. Esse desempenho negativo reflete o momento irregular vivido pelo clube, marcado por uma constante fragilidade defensiva.

Até o momento, em apenas cinco jogos o Goiás não teve a sua defesa vazada na Série B, todos no início da competição, quando a equipe vivia sua melhor fase. Naquele momento, o Esmeraldino chegou a estar no G4 e, em certo ponto, liderou a Segundona.

Leia também: Goiás vê as suas chances de acesso diminuírem cada vez mais

Ataque efetivo

Se a defesa da equipe esmeraldina vem deixando a desejar, o ataque tem correspondido. Neste momento, o Goiás tem o terceiro melhor ataque da Série B, ficando atrás apenas de Santos e Ceará. O Alviverde marcou 36 gols ao longo da competição, enquanto o Peixe tem 41 tentos e o Vozão balançou as redes 45 vezes.

Sendo assim, fica nítida a falta de equilíbrio do Goiás em campo. Visto que o time tem uma defesa vazada ininterruptamente nos últimos 19 jogos, mas ao mesmo tempo tem um ataque efetivo, sendo um dos melhores da Série B.

A missão do técnico Vagner Mancini daqui para frente é tentar corrigir essa fragilidade defensiva e seguir com eficiência no ataque que a equipe tem tido durante a Segundona.

O Verdão precisará de um aproveitamento de 81% dos pontos nas 11 partidas que o time terá até o fim da competição. Além disso, as chances atuais de acesso da equipe são de apenas 1,7%.

Próximo jogo

O Goiás volta a campo na próxima sexta-feira (27), quando enfrentará o Coritiba, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Veja também