Atriz Maggie Smith, sucesso em ‘Harry Potter’, morre aos 89 anos
A informação foi confirmada pelos filhos da artista, Chris Larkin e Toby Stephens
A atriz Maggie Smith, amplamente reconhecida pelo papel da professora Minerva McGonagall em “Harry Potter”, faleceu na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, em Londres, aos 89 anos. A informação está confirmada pelos filhos da artista, Chris Larkin e Toby Stephens, que divulgaram uma nota lamentando a perda.
“É com grande tristeza que anunciamos a morte de Dame Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de sexta-feira. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava cercada por amigos e familiares em seus últimos momentos. Deixa dois filhos e cinco netos amorosos, que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”, diz o comunicado, que não fornece detalhes sobre a causa do falecimento.
Carreira
Nascida em Ilford, Essex, Maggie construiu uma carreira respeitável no teatro, cinema e televisão, participando de mais de 60 filmes. Sua popularidade aumentou significativamente com sua interpretação da icônica professora de Hogwarts, iniciada em 2001.
Ao longo de sua carreira, Maggie Smith conquistou dois Oscars: um de Melhor Atriz por “Primavera de uma Solteirona” (1969) e outro de Melhor Atriz Coadjuvante por “Califórnia Suite” (1978), sendo uma das poucas atrizes britânicas a receber estatuetas em ambas as categorias. Além disso, acumulou quatro indicações adicionais ao Oscar e oito prêmios BAFTA.
Em 1990, foi condecorada como Dama da Ordem do Império Britânico e, em 2014, recebeu Ordem dos Companheiros de Honra por seus serviços ao teatro.
A carreira teatral de Maggie começou na Oxford Playhouse na década de 1950 e, em seguida, passou pelo Old Vic e pelo Royal National Theatre, onde alcançou grande sucesso. Ela interpretou papéis diversos. Um deles foi a madre superiora em “Mudança de Hábito” (1992). Também foi a excêntrica Lady Violet em “Downton Abbey”. Atuou na série por seis temporadas, de 2010 a 2015. Ganhou um Globo de Ouro e três Emmys. Em entrevistas, Maggie destacou que a personagem alterou sua vida significativamente: “Eu vivia uma vida perfeitamente normal antes de Downton Abbey. Agora já não posso mais.”