O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 15 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Reação

Projeto de Lei aumenta pena para crimes em situações de calamidade

De acordo com o parlamentar, o objetivo é reduzir a prática de crimes durante situações de calamidade, como saques e abusos sexuais

Postado em 27 de setembro de 2024 por Yago Sales
SUMAIA VILLELA/AGÊNCIA BRASIL

O Projeto de Lei 2.438/24, de autoria do deputado David Soares (União-SP), está atualmente em análise na Câmara dos Deputados. Ele propõe o aumento da pena para crimes cometidos em situações de calamidade, como incêndios, naufrágios, inundações e outras calamidades públicas, ou danos particulares.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é reduzir a prática de crimes durante situações de calamidade, como saques e abusos sexuais, que frequentemente ocorrem em momentos de vulnerabilidade. Um exemplo claro são as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano.

Leia mais: Poderes intensificam ações para enfrentar crise climática brasileira

“Muitas vezes, os criminosos aproveitam essas situações para cometer atos infracionais”, destacou o deputado acerca das situações de calamidade. Infelizmente, ele lamenta que, em meio a desastres, exista uma falta de consciência coletiva e um desvio moral.

Leia mais: Câmara de Vereadores aprova Estado de Calamidade Pública para Goiânia

Agora, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania examinará o projeto. Posteriormente, se a comissão aprovar, o projeto seguirá para votação no Plenário. Para que o projeto se torne lei, a Câmara e o Senado precisarão aprová-lo.

Nesses crimes, há falta de consciência coletiva, há um desvio do senso moral ou da sensibilidade coletiva em meio aos infortúnios e acidentes”, lamenta.

 

Veja também