Anápolis perde para o Retrô e fica com o vice da Série D
O Galo da Comarca jogou mal no segundo tempo e viu o time pernambucano levar o título nacional inédito
Neste domingo (29), o Anápolis perdeu a chance de conquistar o primeiro título nacional de sua história. O Tricolor da Boa Vista foi derrotado pelo Retrô por 3 a 1, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).
A primeira partida da final havia terminado 2 a 1 para o Galo, resultando no placar agregado de 4 a 3 favorável à equipe pernambucana, que ficou com o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Fialho, Mascote e João Pedro balançaram as redes para a Fênix, enquanto Magno fez o gol do Anápolis.
Primeiro tempo
Em desvantagem na disputa pelo título e jogando em casa, o Retrô começou pressionando desde o início. A primeira grande oportunidade surgiu logo aos seis minutos, quando Diego Guerra disparou um forte chute e Wellerson precisou se esticar ao máximo para defender e salvar o Anápolis.
Contudo, pouco tempo depois, o time pernambucano conseguiu alcançar o gol. Quando o placar marcava 12 minutos, João Pedro fez uma ótima jogada pela esquerda e cruzou para Fialho, que finalizou de primeira, sem dar chances ao goleiro adversário.
Entretanto, o Anápolis não demorou para empatar. Aos 21 minutos, após uma cobrança de escanteio de Ariel, Magno desviou de cabeça, colocando a bola no cantinho. Nos momentos finais do primeiro tempo, o jogo continuou intenso, mas as equipes foram para o intervalo com o placar empatado em 1 a 1.
Leia também: CBF decide antecipar reta final da Série B
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o jogo manteve o mesmo ritmo, com o Retrô pressionando, tentando reverter a desvantagem no placar agregado. Tanto que, logo aos 4 minutos, voltou a ficar na frente. João Pedro cobrou escanteio e Mascote apareceu para cabecear no canto.
Com esse resultado momentâneo, a decisão do título estava indo para os pênaltis. As penalidades estiveram presentes em vários momentos nas campanhas das equipes, visto que o Retrô havia avançado em todos os mata-matas através das cobranças alternadas e o Anápolis conquistou o acesso e a vaga na final por meio das penalidades.
Até que, aos 22 minutos, João Pedro, em uma bela jogada individual pela esquerda, finalizou colocado no canto, sem chances para Wellerson, deixando a Fênix mais próxima da conquista.
O Galo da Comarca ainda tentou reagir nos minutos finais, mas sem sucesso. Sendo assim, com a vitória por 3 a 1 no tempo normal, o Retrô se sagrou campeão da Série D de 2024.
Terceiro finalista
O Anápolis se tornou a terceira equipe goiana a disputar uma final de Série D. Em 2012, o Crac perdeu o título para o Sampaio Corrêa. Já em 2021, a Aparecidense venceu a Campinense, se sagrando campeã. Na próxima temporada, Retrô, Anápolis, Maringá e Itabaiana vão disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. (Especial para O Hoje)