Corinthians aciona o STJD contra a mudança de data da semifinal
O clube alvinegro se junta ao Vasco na busca para reverter a decisão da CBF
A diretoria do Corinthians decidiu, na noite desta segunda-feira (30), que irá entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Contra a mudança da data da segunda semifinal da Copa do Brasil, que será disputada contra o Flamengo.
O clube alvinegro considera que a decisão da CBF de antecipar o jogo contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e adiar o confronto com o Flamengo, pela Copa do Brasil, prejudicou-o. Em declaração, o presidente do Timão, Augusto Melo, afirmou que a CBF desrespeitou o clube.
O departamento jurídico do Corinthians argumenta que a perda de jogadores durante a Data Fifa não justifica a alteração do calendário. Além disso, defende que apenas o clube mandante, a federação mandante ou o detentor dos direitos de transmissão têm a prerrogativa de solicitar a mudança da data de uma partida.
Leia também: Vasco deve recorrer ao STJD contra a mudança das datas das semifinais
Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas-base da Copa do Brasil no dia 5 de janeiro. Conforme o regulamento da própria CBF, compete à DCO elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas.
Sendo assim, no caso de Corinthians e Vasco, o pedido deveria ter partido dos visitantes. O clube carioca já havia recorrido ao STJD na tarde desta segunda-feira, com os mesmos argumentos do time paulista.
A primeira partida da semifinal acontecerá nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, enquanto a organização agendou o jogo de volta para o dia 20 de outubro, na Neo Química Arena.