Israel mata chefe do Hamas no Líbano
o ataque resultou na morte líder do Hamas, Fateh Sherif Abu el-Amin, de sua esposa e de seus filhos
O ataque aéreo israelense nesta segunda-feira (30) na cidade de Tiro, no sul do Líbano, resultou na morte do líder do Hamas, Fateh Sherif Abu el-Amin. O Hamas confirmou que um bombardeio atingiu a residência de el-Amin em um campo de refugiados palestinos, resultando na morte dele, de sua esposa e de seus filhos.
Além disso, Israel intensificou suas operações aéreas, atacando alvos do Hezbollah em todo o Líbano e a milícia Houthi no Iémen, ambas aliadas do Hamas e apoiadas pelo Irã. Desde o início dos bombardeios israelenses, há dez dias, mais de 1.000 libaneses morreram, 6.000 ficaram feridos e um quinto da população do país deixou suas casas forçosamente.
Israel reafirmou sua intenção de continuar os ataques para garantir a segurança em suas áreas do norte, enquanto os Estados Unidos pediram uma resolução diplomática para o conflito, mas também autorizaram o reforço militar na região. O presidente Joe Biden indicou a necessidade de evitar uma guerra total no Oriente Médio e planejou conversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.