O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 13 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
IMPOSTO DE RENDA 2024

Receita Federal Libera Último Lote de Restituições do Imposto de Renda 2024

Um total de 511.025 contribuintes receberão o crédito bancário diretamente na conta informada em suas declarações

Postado em 30 de setembro de 2024 por Thaynara Raquel
Imposto de Renda: status de restituição pode ser acessado no site da Receita Federal — Foto: Fábio Rossi/Agência o Globo
Imposto de Renda: status de restituição pode ser acessado no site da Receita Federal — Foto: Fábio Rossi/Agência o Globo

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a Receita Federal realiza o depósito do quarto e último lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. Ao todo, 511.025 contribuintes receberão o crédito bancário diretamente na conta informada em suas declarações.

Montante Total Liberado

O montante total liberado nesta fase é de R$ 1,03 bilhão. Deste total, R$ 435,2 milhões são destinados a contribuintes que têm prioridade legal. Abaixo, confira a distribuição das restituições:

  • Idosos acima de 80 anos: 11.188 restituições
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos: 75.686 restituições
  • Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave: 6.731 restituições
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 23.180 restituições
  • Contribuintes sem prioridade legal que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por restituição via Pix: 201.381 restituições

Além disso, há 86.570 restituições para contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade no Rio Grande do Sul. Para os contribuintes não prioritários, 106.289 pessoas foram contempladas. Vale ressaltar que este pagamento também inclui devoluções residuais de anos anteriores.

Como Consultar o Status da Restituição

Para verificar o status de sua restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. Primeiro, clique em “Meu Imposto de Renda” e selecione “Consultar a Restituição”. Você pode acessar diretamente este link e fornecer seu CPF, o ano da declaração (2024) e sua data de nascimento.

Acesso ao Portal e-CAC

Se precisar de informações mais detalhadas, visite o portal e-CAC. Nele, você pode verificar o status da sua declaração, identificar pendências ou divergências e corrigir erros encontrados. Entretanto, lembre-se de que o acesso ao e-CAC requer uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br.

 

Veja também