Israel promete retaliar após ataque de mísseis do Irã
Israel se prepara para retaliar após lançamento de mísseis pelo Irã
Nesta terça-feira (1º), Israel prometeu retaliar o ataque de mísseis lançado pelo Irã. O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou: “Estamos em alerta máximo, tanto na defesa quanto no ataque, para proteger nossos cidadãos. Este ataque terá consequências e vamos agir no momento e lugar que escolhermos.”
Por volta das 13h30 (horário de Brasília), entre 180 e 200 mísseis balísticos foram disparados pelo Irã em direção a Israel. Embora a maioria tenha sido interceptada, alguns atingiram Tel Aviv, onde explosões foram ouvidas e a população se abrigou em bunkers. Israel fechou seu espaço aéreo e suspendeu as atividades nos aeroportos.
Até o momento, o governo israelense relatou dois feridos leves, enquanto um atentado nas proximidades de Tel Aviv, ocorrido no mesmo período, deixou oito mortos.
Mais cedo, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o ataque é “apenas uma parte de nossa capacidade” e que foi uma resposta à operação de Israel contra o grupo Hezbollah no Líbano, alertando para que Israel não entrasse em confronto direto com o Irã.