Aaliyah, morta em queda de avião, é alvo de teoria da conspiração envolvendo Diddy
A recente prisão de Diddy fez com que a morte de Aaliyah fosse novamente associada a diversas teorias conspiratórias que circulam nas redes sociais
A cantora de R&B Aaliyah morreu em 2001, aos 22 anos, em um acidente de avião, enquanto estava no auge de sua carreira.
A recente prisão de Diddy fez com que a morte de Aaliyah fosse novamente associada a diversas teorias conspiratórias que circulam nas redes sociais envolvendo o rapper.
Quem foi Aaliyah?
Aaliyah foi uma artista multifacetada: cantora, modelo, dançarina e atriz. Entre seus filmes de destaque estão “Romeu Tem que Morrer” (2000) e “Rainha dos Condenados” (2002), este último lançado após sua morte. No dia 25 de agosto de 2001, ela estava a caminho dos Estados Unidos, retornando das Bahamas após gravar seu último clipe, quando o avião caiu logo após a decolagem, devido ao excesso de peso da aeronave. Além de Aaliyah, outras oito pessoas morreram no acidente.
Apesar de sua breve carreira, Aaliyah vendeu mais de 32 milhões de discos com apenas três álbuns lançados. A Billboard a classificou como a 10ª artista feminina de R&B mais bem-sucedida dos últimos 25 anos e a 27ª mais bem-sucedida da história.
A cantora também se envolveu em polêmicas. Aos 15 anos, Aaliyah se casou com o cantor R. Kelly se casou com Aaliyah, mas a justiça anulou o casamento devido à idade dela.
Diddy, Jay-Z e R. Kelly
As autoridades prenderam Sean ‘Diddy’ Combs e o acusaram de tráfico sexual, extorsão, abuso, trabalho forçado e sequestro. Ele se declarou inocente, e seu advogado afirma que as acusações são falsas.
A acusação afirma que Diddy organizava festas sexuais forçadas e abusivas, conhecidas como ‘freak-offs’, em hotéis dos EUA. De acordo com a acusação, Diddy dirigia e organizava as elaboradas performances sexuais, se masturbava durante elas e frequentemente as gravava. Essas festas ocorriam regularmente, às vezes duravam vários dias e envolviam vários profissionais do sexo.”
Diddy atuava junto com R. Kelly e Jay-Z tanto na música quanto nos negócios. R. Kelly, ex-marido de Aaliyah, foi condenado a 20 anos de prisão em 2023 por pornografia infantil.
Teorias da conspiração: “She Knows”
Devido ao vínculo com Diddy, Jay-Z e Beyoncé passaram a ser associados a várias teorias da conspiração que circulam na internet. Fãs especulam se o casal participou dos “freak-offs” ou, pelo menos, sabia da existência dessas festas sexuais. Até o momento, nenhum dos dois se pronunciou, embora Beyoncé tenha perdido cerca de 1 milhão de seguidores.
A música “She Knows”, de J. Cole, está no centro de uma teoria conspiratória que ganhou força nas redes sociais, apesar da ausência de provas. A letra parece aludir a uma mulher que sabe que está sendo traída.
Em um trecho, J. Cole menciona Aaliyah, Michael Jackson e Left Eye: “Descanse em paz, descanse em paz, Left Eye, Michael J…”. Esse verso alimentou especulações infundadas de que Diddy e Jay-Z poderiam estar envolvidos em “crimes da indústria”. Comentários no YouTube acumulam milhares de curtidas, sugerindo um suposto “verdadeiro” significado da canção.