O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Depoimento

Anielle depõe na PF em inquérito das denúncias contra Silvio Almeida

Ministra da Igualdade Racial teria sido uma das vítimas do ex-ministro

Postado em 2 de outubro de 2024 por Thiago Borges
Anielle depõe na PF em inquérito das denúncias contra Silvio Almeida
Anielle Franco depôs na PF nesta quarta Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, depôs nesta quarta-feira (2) na Polícia Federal (PF). O inquérito em questão investiga as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. 

O inquérito em andamento obteve autorização do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 17 de setembro. O ministro tomou a decisão com base em apuração preliminar da PF.

Mendonça entendeu que o caso deveria tramitar na Corte, visto que as acusações ocorreram quando Almeida estava no cargo de ministro.

As denúncias contra o ex-ministro Silvio Almeida foram tornadas públicas pelo portal de notícias Metrópoles no dia 5 de setembro. A organização Me Too, que atua na proteção de mulheres vítimas de violência, confirmou as denúncias. 

Leia mais: STF marca depoimento de Zambelli para próxima segunda

Sem revelar nomes ou outros detalhes, a entidade afirmou que atendeu mulheres que asseguram ter sido assediadas sexualmente pelo ex-ministro. De acordo com as acusações, a ministra Anielle Franco estaria entre as assediadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Almeida após as denúncias. O ex-ministro nega veementemente as acusações. Ademais, garante ser “mentiras” e “ilações absurdas” que visam o prejudicar. 

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também