O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
SAÚDE

Saiba qual é a melhor hora de jantar para não engordar e dormir bem

O horário que escolhemos para jantar tem um impacto importante na digestão, na qualidade do sono e também no peso

Postado em 3 de outubro de 2024 por Thais Aires

O horário que escolhemos para jantar tem um impacto significativo na digestão, na qualidade do sono e no controle de peso. Ao longo dos anos, pesquisadores na área da saúde têm se dedicado a encontrar o melhor momento para a última refeição do dia. Um estudo da Harvard Medical School trouxe novos insights sobre essa questão.

Publicada na revista Cell Metabolism, a pesquisa concluiu que jantar entre 17h e 19h é a melhor opção. De acordo com os resultados, pessoas que mantêm esse hábito queimam mais calorias em comparação com aquelas que jantam mais tarde. Além disso, essas pessoas tendem a ter uma qualidade de sono superior.

Um fator importante a ser considerado é que jantar cedo permite que os indivíduos se alinhem ao ritmo circadiano natural do corpo. Esse ritmo influencia diretamente o metabolismo, a digestão e a liberação de hormônios. Portanto, seguir esse padrão pode trazer benefícios significativos à saúde.

Outros efeitos

Por outro lado, a pesquisa também mostrou que comer tarde pode ter efeitos adversos. Esse comportamento não apenas aumenta a fome, mas também modifica os hormônios reguladores do apetite, diminui o gasto energético durante o dia e altera a expressão genética do tecido adiposo.

A principal autora do estudo, Nina Vujović, afirmou: “Neste estudo, perguntamos: ‘O horário em que comemos importa quando todo o resto é mantido consistente?’ e descobrimos que comer quatro horas depois faz uma diferença significativa para nossos níveis de fome, a maneira como queimamos calorias após comer e a maneira como armazenamos gordura”.

Além disso, jantar mais cedo oferece a oportunidade de realizar uma caminhada leve, o que pode auxiliar ainda mais na digestão. Tara Schmidt, nutricionista, explicou em entrevista à revista Fortune: “Seu açúcar no sangue aumenta durante a refeição. Mas se você se exercitar, ele vai voltar a descer”. Portanto, escolher um horário adequado para o jantar pode ser uma estratégia eficaz para promover uma melhor saúde geral.

 

 

 

 

 

Leia mais: Fast food em Goiânia vai “comprar o seu voto” por um lanche gratuito

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.