O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 19 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Presidente da Argentina

Javier Milei acusado de plágio em discurso da ONU

Milei acusado de usar parte de monólogo de série para discursar

Postado em 4 de outubro de 2024 por Renata Ferraz
Milei
Foto: Reprodução instagram

O presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta acusações de plágio após seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. O jornal argentino Página 12 revelou, nesta sexta-feira (4/10), que ele teria “copiado, palavra por palavra,” um monólogo do personagem fictício Josiah “Jed” Bartlet, interpretado por Martin Sheen na série de drama político The West Wing.

As suspeitas surgiram quando o colunista político Carlos Pagni destacou semelhanças “extraordinárias” entre as falas de Milei e as do presidente fictício. Ele escreveu no jornal La Nación: “Ninguém mais percebeu?”. Pagni transcreveu trechos dos discursos, evidenciando a similaridade entre as duas falas.

Por exemplo, Milei afirmou: “Acreditamos na defesa da vida de todos. Acreditamos na liberdade de expressão para todos… E porque nestes tempos o que acontece em um país rapidamente tem impacto em outros. Acreditamos que todas as pessoas devem viver livres da tirania e da opressão.” Por outro lado, Bartlet disse: “Somos pela liberdade de expressão em todos os lugares… E então somos pela liberdade da tirania, em todos os lugares, seja sob o disfarce de opressão política… ou escravidão econômica.”

Leia mais:https://ohoje.com/2024/09/27/governo-milei-culpa-populismo-por-crise-e-promete-correcoes/

Veículos argentinos também ressaltaram a influência de Santiago Caputo, estrategista-chefe de Milei e fã do roteirista Aaron Sorkin, que teria assistido à série entre sete e nove vezes. Essa ironia, portanto, se torna evidente: um líder da extrema direita, associado a figuras como Jair Bolsonaro e Donald Trump, utiliza a fala de um personagem do Partido Democrata.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também