Líbano contra-ataca Israel como ato de autodefesa
Na última quinta-feira (03), após a morte de um soldado do exército libanês em Bint Jbeil, as forças armadas libanesas revidaram os ataques a Israel. É a primeira vez que o Líbano contra-ataca, desde que Israel e o Hezbollah iniciaram um confronto sangrento no Oriente Médio. O exército libanês informou: “Um soldado morreu depois que […]
Na última quinta-feira (03), após a morte de um soldado do exército libanês em Bint Jbeil, as forças armadas libanesas revidaram os ataques a Israel. É a primeira vez que o Líbano contra-ataca, desde que Israel e o Hezbollah iniciaram um confronto sangrento no Oriente Médio.
O exército libanês informou: “Um soldado morreu depois que o inimigo israelense atacou um posto militar na área de Bint Jbeil, no sul, e os militares responderam com disparos”.
Leia mais: Ataques de Israel no Líbano já mataram mais de 1 mil pessoas em dez dias
Em seguida, o exército deixou claro que realizou os ataques em ato de autodefesa. Já que Israel frequentemente bombardeia o território libanês para atingir estruturas específicas do Hezbollah dentro do Líbano.
Desse modo, analistas esclarecem que duas guerras seguidas e uma crise econômica desestruturaram e enfraqueceram o exército do Líbano. Sendo assim, ele sofre com a falta de equipamentos e fundos. Desta forma, o exército libanês não tem meios para enfrentar as forças armadas de Israel. No entanto, o Irã financia o Hezbollah e fornece a ele um arsenal bem superior ao do exército libanês.
Por fim, o exército libanês confirmou 1974 mortes e mais de 6 mil feridos desde que Israel começou uma de ataques e investidas por terra no país. Desta forma, o número de civis atingidos pode ser bem maior.