O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Alego

Projeto de apoio ao varejo sustentável prevê selos e crédito facilitado

Projeto visa fomentar práticas sustentáveis no comércio, promovendo capacitação e parcerias

Postado em 4 de outubro de 2024 por Yago Sales

Um projeto de lei, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), tramita atualmente na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O texto visa instituir a Política Estadual de Apoio ao Comércio Varejista Sustentável.

Com essa proposta, busca-se criar ferramentas que ajudem o comércio varejista a adotar práticas mais sustentáveis. Assim, o projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e será discutido na próxima reunião.

Primeiramente, o projeto propõe capacitar tecnicamente empreendedores e trabalhadores. A ideia é que eles possam aplicar práticas sustentáveis no dia a dia. Além disso, a matéria prevê a criação de selos de reconhecimento e premiações para os estabelecimentos que se destacarem nesse campo. Outro ponto importante é a oferta de crédito com taxas reduzidas para investimentos em sustentabilidade, por meio de parcerias com instituições financeiras.

Leia mais: Deputados aprovam projeto da Governadoria em sessão na Alego

Além disso, o objetivo da iniciativa é reduzir o impacto ambiental do comércio varejista. Para isso, incentiva o uso de embalagens sustentáveis e a diminuição de plásticos descartáveis. Também promove a reutilização e reciclagem de materiais e o manejo adequado de resíduos.

Outro foco é capacitar os trabalhadores do setor para que conheçam e apliquem essas práticas.

A execução da política ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Dessa forma, o Estado poderá firmar convênios com entidades privadas e ONGs, além de parcerias com instituições de ensino e pesquisa. O deputado Cruvinel acredita que a proposta preenche uma lacuna, criando instrumentos que facilitam a adoção de práticas sustentáveis no comércio, tal como acontece em outros setores da economia goiana.

Por fim, o projeto visa modernizar o setor varejista goiano, incentivando práticas que beneficie

Veja também