Saiba quem são os candidatos à Prefeitura de Goiânia
Sete candidatos disputam o Paço Municipal, em Goiânia
Nas eleições municipais deste ano, sete candidatos disputam a Prefeitura de Goiânia. Com propostas diversas e perfis distintos, eles buscam conquistar o apoio da população e traçar o futuro da cidade.
Nesta matéria, conheça os perfis e as trajetórias de Adriana Accorsi, Fred Rodrigues, Sandro Mabel, Matheus Ribeiro, Reinaldo Pantaleão, Rogério Cruz e Vanderlan Cardoso.
Leia mais: Onde votam os candidatos a prefeito de Goiânia
Candidatos à Prefeitura de Goiânia
Adriana Accorsi (PT)
A delegada Adriana Accorsi (PT), 51 anos, busca o cargo pela terceira vez. Ex-deputada estadual e federal, ela é filha do ex-prefeito Darci Accorsi e possui formação em Direito e especialização em segurança pública. Como delegada, foi a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil de Goiás.
Fred Rodrigues (PL)
Fred Rodrigues (PL), 39 anos, está se formando em Direito e é ex-deputado estadual. O candidato do PL teve seu mandato cassado, em dezembro de 2023, por inconsistência na prestação de contas das eleições de 2020, quando Rodrigues concorreu a vereador por Goiânia. Ele ficou conhecido por um projeto que reconhece a leitura da Bíblia no Legislativo como patrimônio cultural. Seu slogan de campanha é “Deus, Pátria e Família”.
Matheus Ribeiro (PSDB)
Já o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), 31 anos, ganhou notoriedade apresentando os noticiários da TV Anhanguera, afiliada da Globo, em Goiás.
Além disso, ele foi o primeiro jornalista assumidamente gay a apresentar o Jornal Nacional. Em seguida, ele se filiou ao PSDB em 2022 e, embora tenha obtido mais de 46 mil votos como deputado federal, não conseguiu se eleger.
Professor Pantaleão (UP)
Reinaldo Pantaleão (UP), 74 anos, é professor aposentado e ativista social. Com uma carreira política iniciada na juventude, ele já concorreu a diversos cargos, sempre defendendo causas sociais e o socialismo.
Rogério Cruz (Republicanos)
O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), 58 anos, tenta a reeleição. Ele assumiu a prefeitura em 2021 após a morte do prefeito eleito, Maguito Vilela.
Com formação em gestão pública, Rogério tem experiência em rádio e passou 16 anos na África, em Moçambique e Angola. Ali, exerceu o cargo de diretor-executivo do Grupo Record. Em Goiás, também dirigiu as rádios do grupo.
Sandro Mabel (União Brasil)
O empresário Sandro Mabel (União Brasil), 65 anos, é o candidato mais rico, com um patrimônio declarado de R$ 313 milhões.
Ele foi presidente da Federação das Indústrias de Goiás (FIEG) e tem longa trajetória política, incluindo mandatos como deputado federal. É autor de uma lei que regula a terceirização de serviços, o que gerou críticas por parte das centrais sindicais.
Vanderlan Cardoso (PSD)
Vanderlan Cardoso (PSD), 61 anos, é empresário e ex-senador. Além disso, foi prefeito de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, por dois mandatos.
Nos últimos anos, ele se candidatou ao Governo de Goiás e à Prefeitura de Goiânia, mas, perdeu as eleições. Ademais, também ocupou outros cargos públicos e foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, onde atuou na regulamentação da inteligência artificial no Brasil.