sexta-feira, 7 de agosto de 2026
Roberto Saturnino Braga

Velório de Roberto Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio, será no Palácio da Cidade

Saturnino faleceu na quinta-feira (3) após internar-se no Hospital Pró-Cardíaco

Micael Mourapor Micael Moura em
Eleito senador pela primeira vez em 1974, Saturnino fez oposição à ditadura militar Foto: Lia de Paula/Agência Senado
Eleito senador pela primeira vez em 1974, Saturnino fez oposição à ditadura militar Foto: Lia de Paula/Agência Senado

Nesta sexta-feira (4), o Palácio da Cidade, localizado na Rua São Clemente, em Botafogo, Zona Sul do Rio, receberá o velório do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga, de 93 anos. A cerimônia está programada para começar às 10h e se estender até às 14h, com o sepultamento a seguir no Cemitério São João Batista.

Saturnino faleceu na quinta-feira (3) após internar-se no Hospital Pró-Cardíaco, onde recebeu cuidados paliativos por causa de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, segundo sua filha, a psicóloga Maria Adélia Saturnino Braga. Ele era viúvo e deixa três filhos: Maria Adélia, Bruno e Antônio.

O ex-prefeito tinha uma forte ligação com o bairro de Copacabana, que frequentemente mencionava em suas memórias. Na série “Depoimentos Cariocas”, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, ele relembrou a importância de sua infância na Rua Tonelero. “Ali tinha uma vilazinha onde a gente se expressava e brincava com os meninos e meninas. Aquele era o nosso pedaço de infância”, relembrou.

Carreira Política

Roberto Saturnino Braga nasceu em uma família política; era filho do ex-deputado federal Francisco Saturnino Braga e neto do ex-deputado federal Ramiro Saturnino Braga. Roberto Saturnino Braga iniciou sua carreira política em 1963 como deputado federal, mas a Ditadura Militar barrou sua reeleição em 1966. Na década seguinte, ele se filiou ao MDB e foi eleito senador pelo Rio de Janeiro, cargo que ocupou de 1975 a 1985.

Em uma entrevista em 2016, Saturnino afirmou ao jornalista Geneton Moraes Neto que a política é “a mais nobre das ocupações do ser humano, pois cuida dos destinos da coletividade da nação.”

Em 1986, Saturnino foi eleito prefeito do Rio de Janeiro pelo PDT, tornando-se o primeiro a conquistar o cargo por voto direto, com mais de 40% dos votos. Após desentendimentos com Leonel Brizola, rompeu com o PDT e se filiou ao PSB. Em seu discurso de vitória, manifestou um sentimento de orgulho e humildade em reconhecer o valor de seus companheiros de campanha.

Durante seu governo, a situação econômica se deteriorou, levando o Banco Central a proibir a prefeitura de contrair novos empréstimos. Em 1988, Saturnino declarou a falência do município e deixou o cargo.

Quatro anos depois, retornou à política como vereador no Rio de Janeiro, cargo que ocupou até 1996, quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Niterói. Em 1998, foi reeleito para o Senado, onde encerrou sua trajetória política.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Marconi mira contraponto a Daniel Vilela com vice do agro

Eleições 2026

Marconi mira contraponto a Daniel Vilela com vice do agro

Escolha da produtora rural Jacqueline Zaiden (PSDB) reforça estratégia tucana de disputar o apoio ...
Celina Leão propõe multa de até R$ 100 mil para combater vandalismo no DF

POLÍTICA

Celina Leão propõe multa de até R$ 100 mil para combater vandalismo no DF

Projeto encaminhado à Câmara Legislativa prevê punições financeiras mais rígidas, suspensão d...
Alego

Trabalho à distância

Campanha eleitoral leva Alego a manter sessões semipresenciais até outubro

Deputados poderão participar das votações e reuniões de comissões pela internet até 4/10, enqu...
Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

ELEIÇÕES 2026

Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

Marconi lança Jacqueline Zaiden e coloca Daniel Vilela na defensiva com discurso voltado ao agro
Marco Buzzi

JUSTIÇA

STJ aplica perda do cargo a ministro Marco Buzzi por assédio sexual

Por maioria absoluta, Corte aplicou a nova pena máxima prevista para magistrados por violações di...
Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Diálogo

Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Governo avalia que calendário eleitoral dificulta avanço da proposta e mantém negociações sobre...
Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

POLÍTICA

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

Ex-deputado federal e ex-presidente da Novacap foi anunciado como companheiro de chapa na disputa pe...
lula

Eleições 2026

Lula terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Com ampla aliança partidária, petista lidera distribuição do horário gratuito; Flávio Bolsonar...