O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
VIRGÍNIA FONSECA

Virginia Fonseca escolhe novo método anticoncepcional após nascimento de seu terceiro filho

A apresentadora compartilhou com seus seguidores nas redes sociais que visitou sua médica para colocar o anticoncepcional

Postado em 5 de outubro de 2024 por Thaynara Raquel
Virginia Fonseca com os filhos Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo (Crédito: Instagram)
Virginia Fonseca com os filhos Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo (Crédito: Instagram)

A influenciadora Virginia Fonseca, de 25 anos, anunciou recentemente a adoção de um novo método contraceptivo após dar à luz seu terceiro filho, José Leonardo, com Zé Felipe, em 8 de setembro. A apresentadora do SBT compartilhou com seus seguidores nas redes sociais que visitou sua médica para colocar um implante anticoncepcional no braço, conhecido como Implanon.

Decisão e anúncio nas redes sociais

Virginia fez uma postagem divertida sobre sua decisão: “Vim aqui colocar um negócio para eu não ficar grávida de novo, amor. Esquece. Nesta barriguinha não entra ninguém. Quem veio, veio. Quem não veio, não vem mais”, disse ela. Essa declaração reflete seu desejo de espaçar as gestações e garantir que sua família esteja completa.

O que é o implanon?

Para entender melhor esse método, o site IstoÉ Gente consultou a Dra. Loreta Canivilo, ginecologista e obstetra especializada em saúde feminina. Ela explicou que o Implanon é um implante subdérmico, que fica abaixo da pele, e contém etonogestrel, um contraceptivo hormonal de longa duração que impede a ovulação. “Esse método oferece proteção contra a gravidez por até três anos e é seguro para mulheres com hipertensão e enxaqueca”, afirmou a médica.

Como funciona a inserção?

A inserção do Implanon ocorre na parte interna do braço superior, cerca de 6 a 8 cm acima da dobra do cotovelo. Apenas profissionais de saúde qualificados devem realizar o procedimento, que envolve uma pequena cirurgia com anestesia local. Essa abordagem minimiza desconfortos e assegura a eficácia do método.

Contraindicações do implanon

A Dra. Loreta também destacou algumas contraindicações do Implanon, que incluem:

  • Gravidez conhecida ou suspeita
  • Histórico de trombose ou distúrbios tromboembólicos
  • Tumores hepáticos ou doenças hepáticas ativas
  • Sangramentos genitais anormais não diagnosticados
  • Carcinoma de mama conhecido ou suspeito, ou histórico pessoal de câncer de mama
  • Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do Implanon

Além disso, para mulheres que amamentam, a recomendação é que a inserção do Implanon ocorra 28 dias após o parto ou entre 24 a 48 horas após o nascimento, durante o alojamento conjunto.