O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Justificar

Congestionamento no aplicativo do E-Título

Os eleitores têm até as 17h para justificar a ausência

Postado em 6 de outubro de 2024 por Leticia Marielle
Congestionamento no aplicativo do e-Título. | Foto: Divulgação

Neste domingo (6), muitos eleitores enfrentam congestionamento ao tentarem justificar o voto pelo aplicativo E-Título. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que a plataforma não está instável e explica que o alto volume de acessos gerou uma fila virtual. Os eleitores têm até as 17h para justificar a ausência. Em uma coletiva de imprensa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Silmar Fernandes, comentou que isso é normal em sistemas informatizados.

Quem não puder votar no 1º ou 2º turnos deve justificar a ausência em até 60 dias após cada turno, utilizando o e-Título ou o Sistema Justifica, disponíveis nos portais do TSE e dos TREs. Neste domingo, os eleitores também podem justificar a ausência presencialmente, uma exigência para aqueles entre 18 e 70 anos, que podem fazer isso no dia da votação ou depois. Os cidadãos com voto obrigatório que não votarem nem justificarem a ausência ficarão impedidos de emitir documentos, como a carteira de identidade, e não poderão participar de concursos públicos. Se os eleitores não votarem em três eleições consecutivas, eles cancelarão o título.

Justificar voto

Nas semanas que antecederam a eleição, as buscas no Google Trends sobre “como justificar voto” dispararam, assim como as dúvidas relacionadas ao e-Título. Em 2020, as pesquisas sobre a justificativa de voto na plataforma atingiram um recorde desde 2004, principalmente devido ao receio de contaminação durante a pandemia. Se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral, pode justificar a ausência no dia da votação pelo e-Título. Para isso, ele deve baixar o aplicativo nas plataformas iOS ou Android, acessar o menu “mais opções” e selecionar “justificativa de ausência”. Outra opção é preencher um formulário de requerimento de justificativa eleitoral, disponível nos locais de votação ou em formato PDF.

Votação

Neste domingo, 155,9 milhões de eleitores têm a oportunidade de votar para escolher prefeitos e vereadores em 5.569 cidades brasileiras. As urnas estarão abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília, com início mais cedo em algumas regiões, como Rondônia e Mato Grosso. Os eleitores precisam apresentar um documento de identificação com foto para acessar a urna. Além disso, deve levar o título de eleitor ou do aplicativo e-Título, que devem ser baixados até o dia anterior à votação. Em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, pode ocorrer segundo turno para a escolha de prefeitos no dia 27 de outubro, caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta na primeira etapa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também