Centrão vai administrar 62% dos municípios brasileiros
Os partidos que compõem o Centrão, bloco político conhecido pela ausência de uma orientação ideológica fixa, assumirão o comando de 3.466 municípios brasileiros a partir de 2025, o que representa 62% das cidades do país. O desempenho expressivo nas eleições municipais de 2024 atrai a atenção das lideranças políticas, que observam com cuidado seus possíveis […]
Os partidos que compõem o Centrão, bloco político conhecido pela ausência de uma orientação ideológica fixa, assumirão o comando de 3.466 municípios brasileiros a partir de 2025, o que representa 62% das cidades do país. O desempenho expressivo nas eleições municipais de 2024 atrai a atenção das lideranças políticas, que observam com cuidado seus possíveis representantes.
A forte presença do Centrão em cidades de todo o Brasil pode ser um fator determinante na mobilização de eleitores em 2026, ampliando a influência do bloco na corrida presidencial. Além disso, o resultado das eleições legislativas pode fortalecer a posição política do grupo no cenário nacional, principalmente em sua relação com
Atualmente, três partidos do Centrão — MDB, União Brasil e PSD — ocupam três ministérios cada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora PP e Republicanos não façam parte oficialmente da base governamental, mas há dois ministros que são das legendas.
Entre os partidos que compõem o Centrão, o PSD, MDB e PP são os que obtiveram o maior número de prefeituras nas eleições legislativas de 2024. O PSD conquistou 872 municípios, seguido pelo MDB com 840 prefeituras, e o PP, que venceu em 738.