Conheça os benefícios da atividade física para uma vida sexual mais saudável
Estudos destacam os benefícios físicos e emocionais para homens e mulheres
A prática de exercícios físicos desempenha um papel importante na melhoria da vida sexual, oferecendo uma série de benefícios que vão além da saúde física. O personal trainer e educador físico Bruno Rosa afirma que a atividade física não apenas contribui para a autoestima, mas também pode intensificar o prazer durante as relações sexuais.
“A melhora na autoestima é apenas um dos benefícios trazidos pela atividade física e, certamente, fará a pessoa se permitir a sentir ainda mais prazer na hora do sexo”, explica Rosa.
Além disso, um estudo conduzido pelo New England Research Institute, nos Estados Unidos, examinou um grupo de 600 homens de meia-idade ao longo de oito anos.
Os resultados indicaram que os homens que praticavam corrida regularmente não apresentaram problemas de disfunção erétil, enquanto aqueles com um estilo de vida sedentário relataram dificuldades no desempenho sexual.
Outro estudo, publicado no International Journal of Obesity, revelou que mulheres com sobrepeso que perderam peso por meio de caminhada perceberam uma melhora significativa na qualidade das relações sexuais, incluindo um aumento na frequência de orgasmos.
Bruno Rosa ainda destaca que a prática regular de exercícios físicos oferece uma série de benefícios para homens e mulheres.
“A prática de exercícios físicos resulta, entre outros benefícios, em menos relatos de disfunção erétil em homens, aumento da incidência de orgasmo em mulheres, aumento da flexibilidade e resistência, e maior controle do assoalho pélvico”, ressalta o educador físico.
Outros benefícios da atividade física no desempenho sexual
Os efeitos dos exercícios físicos no desempenho sexual são amplos. Entre os principais benefícios estão:
- Melhora na circulação sanguínea, que vai desde os grandes grupos musculares até os órgãos genitais;
- Redução dos níveis de triglicerídeos, um fator que pode prejudicar a ereção;
- Aumento da resistência muscular e cardiorrespiratória, o que permite relações sexuais mais longas e com maior disposição;
- Os treinos de força induzem a produção de testosterona, tanto em homens quanto em mulheres, o que pode potencializar o prazer sexual;
- Exercícios que treinam a flexibilidade podem facilitar o desempenho em diferentes posições sexuais.
Sexo antes do treino: existe algum impacto?
Não há evidências científicas que comprovem que a prática de sexo antes do treino possa prejudicar o desempenho físico. Pesquisas publicadas no Frontiers in Physiology indicam que ex-atletas do sexo feminino não apresentaram alteração na força quando tiveram relações sexuais na noite anterior ao treino. Além disso, maratonistas relataram efeitos positivos ao correrem após o sexo.
No entanto, algumas pessoas podem reagir de maneira diferente, sentindo sono ou cansaço devido à queda hormonal após o orgasmo. Isso pode impactar a performance nos exercícios, dependendo de como o corpo reage.
Bruno Rosa explica que, para algumas pessoas, o sexo pode gerar um aumento nos níveis de hormônios ligados ao prazer, como a endorfina, resultando em um treino mais produtivo.
“Há quem fique felizão depois de transar, devido aos níveis de hormônios relacionados ao prazer, como endorfina. Essa pessoa vai treinar com mais gás, menos ansiedade e menos distrações, o que pode deixar o exercício ainda mais produtivo”, conclui.