O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Guerra no Líbano

Segundo voo com repatriados do Líbano pousa em Lisboa e segue para o Brasil

Aeronave da FAB transporta 227 passageiros e três pets

Postado em 7 de outubro de 2024 por Otavio Augusto
Avião com repatriardos. Foto: Divulgação

O avião do segundo voo de repatriados do Líbano brasileiros pousou em Lisboa nesta segunda-feira (7/10). A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), um KC-30, transporta 227 passageiros e três animais de estimação. O desembarque em Portugal ocorreu por volta das 18h, horário local.

A princípio, o voo integra a Operação Raízes do Cedro, uma ação do governo federal para repatriar cidadãos brasileiros devido ao aumento dos conflitos entre Israel e o grupo Hezbollah. A previsão é de que a aeronave chegue ao Brasil na manhã de terça-feira (8/10), por volta das 7h30, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.

O cenário de tensão no Líbano tem se intensificado nos últimos dias. Israel, em resposta a ataques do Hezbollah, tem realizado ofensivas militares no território libanês. As operações têm como alvo bases do grupo, incluindo áreas da capital Beirute. Com o agravamento dos confrontos, o Ministério das Relações Exteriores estima que cerca de três mil brasileiros manifestaram interesse em deixar o país.

A ofensiva israelense se justifica pela necessidade de garantir a segurança dos habitantes das regiões fronteiriças, que foram deslocados após ataques do Hezbollah. Em paralelo, a comunidade brasileira no Líbano, composta por aproximadamente 20 mil pessoas, acompanha com apreensão os desdobramentos do conflito.

Sendo assim, a Operação Raízes do Cedro continua a operar voos para repatriar os cidadãos que desejam retornar ao Brasil. O governo brasileiro monitora a situação e avalia novas medidas, conforme o avanço da crise na região.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também