quarta-feira, 21 de outubro de 2026
mundo

Saiba sobre o furacão Milton de categoria 5 que avança em direção à Flórida

O furacão Milton intensificou-se de forma “explosiva”, subindo rapidamente da categoria 2 para a 5

Yasmin Fariaspor em
Saiba sobre o furacão Milton de categoria 5 que avança em direção à Flórida
Foto: AP Photo/Chris O'Meara

O furacão Milton, que se aproxima da costa da Flórida, intensificou-se de forma “explosiva” nesta segunda-feira (7), subindo rapidamente da categoria 2 para a 5, a mais alta na escala de intensidade de furacões, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Ela passou de uma força moderada para um fenômeno devastador.

Na terça-feira (8), Milton perdeu um pouco de intensidade, caindo para a categoria 4. No entanto, o NHC alerta que o furacão ainda mantém um “alto potencial destrutivo” e deve tocar o solo na quarta-feira (9), na região oeste da Flórida, menos de duas semanas após o furacão Helene ter causado mortes e inundações na mesma região.

Milton, que se formou no Golfo do México, ainda não atingiu diretamente nenhum país. Nesta manhã, passou próximo à península de Yucatán, no México, onde ondas e ventos fortes são esperados. A previsão é de que o furacão cresça ainda mais em tamanho conforme se aproxima da Flórida.

Evacuações e Preocupações em Tampa

A área metropolitana de Tampa, com mais de 3,3 milhões de habitantes, está no caminho direto de Milton. Parte da população já começou a evacuar, com longos congestionamentos registrados na Interstate 75, que liga a região ao norte do estado. As equipes de resgate estão acelerando os esforços para limpar os destroços deixados pelo furacão Helene, que recentemente devastou uma área.

Com a ameaça de um impacto direto, autoridades da Flórida emitiram ordens de evacuação para seis condados ao redor da Baía de Tampa. O aeroporto de Tampa também anunciou que suspenderá voos de terça-feira (8).

Intensificação Rápida e Impactos

Milton surpreendeu os meteorologistas com sua intensificação rápida, sendo classificado como o terceiro furacão de intensificação mais rápida já registrado no Atlântico. A velocidade dos ventos chegou a 285 km/h. Especialistas apontam que as águas mais quentes do Golfo do México podem ter intensificado o fortalecimento da tempestade.

Riscos e Preparativos

Além do potencial de destruição, o furacão pode causar ressacas de até 3,6 metros na Baía de Tampa, o maior valor já registrado para a região. Chuvas torrenciais, com até 38 centímetros acumulados em alguns locais, também estão previstas, aumentando o risco de inundações.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
EUA Flórida furacão Milton

Veja também

Supertufão Champi

ALERTA

Supertufão Champi atinge ventos de 306 km/h e ameaça Ásia

Classificado na categoria 5, fenômeno avança pelo Pacífico Ocidental e coloca regiões da Ásia e...
El Niño

El Niño

ONU alerta para El Niño potencialmente extremo e anuncia ajuda a países vulneráveis

Fenômeno pode atingir intensidade sem precedentes no fim de 2026, com anomalia de até 3,8°C na te...
Goiânia terá quinta-feira (13) escaldante, com máxima de 36°C

aquecimento global

ONU alerta que compromissos climáticos podem levar o planeta a aquecimento de 2,6°C até 2100

Relatório aponta que as metas atuais estão distantes do Acordo de Paris e indica que emissões glo...
Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

VATICANO

Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

Pontífice voltou a encontrar fiéis na Praça de São Pedro oito dias após procedimento cirúrgico...
Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

protestos

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança
Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Relações internacionais

Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Por que Trump quer mudar o nome do Novo México para “Nova América”?
el niño

fenômeno

El Niño pode atingir intensidade histórica, mas agências divergem sobre recorde

Diferenças nos métodos de medição explicam por que serviços meteorológicos do Reino Unido e do...
França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

MEDIDAS DE CONTROLE

França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

Primeiro-ministro solicitou restrições parciais a prefeitos, mas não informou quais cidades foram...