O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 19 de outubro de 2024
CLIMA

Furacão Milton provoca recorde de alertas de tornado na Flórida

Recorde histórico de alertas de tornado acompanha avanço do furacão Milton na Flórida

Postado em 9 de outubro de 2024 por Vinicius Lima
FURACÃO
Furacão Milton ameaça Flórida com tornados e potencial de destruição em larga escala | Foto: Nasa

O furacão Milton desencadeou um surto de tornados na Flórida nesta quarta-feira (9), estabelecendo um novo recorde no estado. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu ao menos 90 alertas de tornado ao longo do dia, superando qualquer marca anterior. Entre esses avisos, alguns destacaram o risco de uma “situação particularmente perigosa”.

Desde a manhã, pelo menos 11 tornados já tocaram o solo em diferentes regiões da Flórida. Para efeito de comparação, o furacão Irma, em 10 de setembro de 2017, havia gerado 69 alertas em um único dia, até então o maior número registrado. O furacão Helene, por sua vez, ficou em terceiro lugar, com 48 alertas emitidos em 26 de setembro.

Além disso, o furacão Milton passou por uma intensificação acelerada, rara em sua magnitude, atingindo inicialmente a categoria 5, alimentado pelo calor recorde das águas do Golfo do México. Embora atualmente esteja na categoria 4, o sistema permanece extremamente perigoso. De acordo com as previsões mais recentes, Milton deve alcançar a Flórida por volta das 23h (horário local), nesta mesma quarta-feira.

Recorde histórico de alertas de tornado acompanha avanço do furacão Milton na Flórida

Vale ressaltar que, mesmo que a tempestade perca intensidade nas próximas horas, os meteorologistas alertam que sua expansão em tamanho pode amplificar os impactos em uma área muito maior do que o previsto inicialmente.

Com ventos sustentados de 281 km/h, Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte de 2024. Agora, autoridades da Flórida pedem aos moradores, que ainda estão lidando com os estragos causados pelo furacão Helene, para evacuarem ou se prepararem para uma nova tempestade com potencial letal.

Veja também