Dia das Crianças; cresce o número de irregularidades no transporte de crianças
As autuações cresceram 30% em comparação a 2019
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento significativo nas irregularidades no transporte de crianças em veículos. Até 2023, foram cerca de 1.000 autuações por falta de uso de dispositivos de segurança, como cadeirinhas, bebê conforto e assentos de elevação. Esse número representa um aumento de 30% em comparação a 2019, quando foram registradas cerca de 700 infrações.
Os números preocupam as autoridades. A princípio, a PRF destaca o crescimento contínuo dessas infrações ao longo dos últimos anos. Em 2022, foram cerca de 800 autuações. Já em 2024, até o momento, foram contabilizadas 600 autuações. A tendência é que o número aumente com a proximidade das festividades de fim de ano, quando o fluxo nas estradas cresce.
Irregularidades no transporte de crianças
A Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece regras específicas para o transporte de crianças. Ou seja, crianças com até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro, usando cinto de segurança. Para aquelas de até 7 anos e meio, é obrigatório o uso de dispositivos de retenção específicos, como o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação, conforme a idade e o peso.
Sendo assim, o uso correto desses equipamentos é essencial para garantir a segurança das crianças. Estudos indicam que, quando utilizados de forma adequada, os dispositivos de retenção reduzem em até 80% o risco de morte ou lesões graves em caso de acidente. O descumprimento da norma é classificado como infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Enfim, com a chegada do Dia das Crianças, a PRF faz um alerta aos pais e responsáveis para redobrar os cuidados no trânsito, devido as irregularidades no transporte de crianças. A correta utilização dos dispositivos de segurança pode salvar vidas e evitar tragédias. A conscientização sobre a importância de seguir as normas de trânsito é fundamental, principalmente em épocas de aumento no tráfego nas rodovias.
Por fim, o uso adequado das cadeirinhas e outros dispositivos de retenção é uma das medidas mais eficazes para proteger as crianças no trânsito.