Dupla do Botafogo repete feito histórico pela Seleção Brasileira no Chile
Na última vez em que um jogador do Glorioso marcou um gol no Estádio Nacional de Santiago em uma partida oficial, o Brasil havia se tornado bicampeão do mundo
Os gols dos botafoguenses Igor Jesus e Luiz Henrique garantiram ao Brasil uma vitória de virada por 2 a 1 contra o Chile, nesta quinta-feira (10), no Estádio Nacional de Santiago, em partida válida pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O estádio que recebeu o confronto entre brasileiros e chilenos tem muita história. Além de ter sido a principal sede da Copa do Mundo de 1962, disputada no Chile, o local também presenciou um dos momentos mais sombrios da história do paÃs, servindo como campo de prisioneiros do regime ditatorial de Augusto Pinochet.
Voltando ao futebol, o Brasil chegou ao Mundial de 1962 como o atual campeão do mundo, tendo conquistado seu primeiro tÃtulo em 1958, na Suécia. Durante a competição, a seleção perdeu sua grande estrela: Pelé se lesionou na segunda partida da Copa.
A estrela de Garrincha
Assim, a responsabilidade de assumir o protagonismo ficou com outra estrela, Garrincha, o “anjo das pernas tortas” e craque do Botafogo. O substituto de Pelé seria outro jogador do Glorioso, Amarildo, que teria seu momento na grande final.
Dessa forma, Brasil e Chile se enfrentaram na semifinal da Copa do Mundo de 1962, no Estádio Nacional de Santiago. Em uma atuação memorável de Garrincha, que marcou dois gols, a Seleção Brasileira venceu os chilenos por 4 a 2 e se classificou para a decisão do tÃtulo.
Bicampeões do mundo
Na final, os comandados do técnico Aymoré Moreira teriam pela frente a Tchecoslováquia, que até saiu na frente no placar, mas com um gol do atacante do Botafogo, Amarildo, a Seleção empatou rapidamente. Zito e Vavá completaram os gols que garantiram a vitória por 3 a 1 ao Brasil, que se consagraria bicampeão mundial no Estádio Nacional de Santiago.
Além disso, desde 1998, um jogador do Botafogo não marcava pela Seleção Brasileira. O último a balançar as redes com a camisa da amarelinha foi o tetracampeão mundial Bebeto, que fez um dos gols brasileiros na vitória por 3 a 2 contra a Dinamarca nas quartas de final da Copa do Mundo daquele ano, disputada na França.