O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Eleições 2024

Propaganda de rádio e TV nas eleições volta nesta sexta

Candidatos das três cidades goianas que têm segundo turno terão o mesmo tempo para tentar ampliar ou reverter a diferença de votos nas urnas

Postado em 11 de outubro de 2024 por Francisco Costa

A propaganda de rádio e TV, neste segundo turno, retorna nesta sexta-feira (11). Neste ano, 52 cidades com mais de 200 mil eleitores se preparam para votar novamente em 27 de outubro. Em Goiás, três: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Nesta etapa, o horário eleitoral gratuito acontece de segunda a sábado até 25 de outubro. O tempo ocorre de forma igualitária entre partidos, federações ou coligações dos candidatos. 

Apesar dessa igualdade, o candidato que terminou em primeiro lugar abre o horário eleitoral nesta sexta. Depois disso, a ordem vai alternar. Além disso, são 20 minutos divididos em dois blocos de 10 minutos na rádio e na TV para cada postulante ao Executivo. 

Há, ainda, 25 minutos de inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo. Estas ocorrem de 5h a meia-noite. 

Porém, as campanhas voltaram na última segunda (7), às 17h. Naquele momento, não puderam fazer publicidades e manifestações com pedido explícito de voto em atos de campanha ou reuniões, e nem materiais físicos, como santinhos, ou em redes sociais. 

Segundo turno em Goiás

Em Goiás, as três cidades com mais de 200 eleitores terão segundo turno. Na capital, a disputa ficou entre Fred Rodrigues, do PL, e Sandro Mabel, do União Brasil.

O candidato à prefeitura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu e terminou o páreo em primeiro lugar. Ele começou a subir nas pesquisas nas últimas semanas. O resultado foi uma vitória de 31,14% contra o nome do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que teve 27,66%. Em números absolutos, foram 214.253 eleitores contra 190.278, respectivamente.

Vale lembrar que Fred substituiu o então pré-candidato Gustavo Gayer (PL) em junho, ainda na pré-campanha. Como vice, ele garantiu o empresário Leonardo Rizzo, que tinha pré-candidatura à prefeitura pelo Novo.

Aparecida de Goiânia também foi marcada por surpresa. O candidato do PL, Professor Alcides, começou a campanha liderando todas as pesquisas de intenção de votos, mas terminou em segundo lugar.

A vitória no primeiro turno foi do candidato do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB), Leandro Vilela (MDB). O emedebista teve 48,02% dos votos válidos, 109.793 eleitores, contra 43,04% (98.415) de Alcides. 

Já Anápolis foi o município que mais chegou perto de terminar em primeiro turno. E com outra surpresa. Também candidato pelo PL, Márcio Corrêa teve 49,59% dos votos válidos, somando 97.049 eleitores.

O segundo colocado foi o ex-prefeito e deputado estadual Antônio Gomide (PT), que chegou como favorito na disputa. O petista marcou 35,45% dos votos válidos, ou seja, 69.370 eleitores. Das três cidades, talvez o resultado mais difícil de se reverter. 

Propaganda

Para analistas, as propagandas eleitorais de segundo turno devem ser mais contundentes que na etapa inicial. Com mais tempo, os candidatos devem preparar parte desse momento para “aumentar o tom” contra os adversários. 

O segundo turno é curto. Depois da eleição do dia 6, são 21 dias até que os eleitores voltem às urnas. Nesse período, os candidatos usarão as armas que tiverem para tirar ou ampliar a diferença de votos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também