O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Mobilidade

Goiânia recebe 132 novos ônibus para o transporte coletivo

Governo entregou veículos como plano de substituição de frota

Postado em 14 de outubro de 2024 por Yago Sales

Nesta segunda-feira, 14 de outubro, a Região Metropolitana de Goiânia recebeu 132 novos ônibus para o transporte coletivo. A entrega dos veículos ocorreu no estacionamento do Estádio Serra Dourada, com a presença do governador Ronaldo Caiado. O investimento totalizou R$ 230 milhões, oriundos do Governo do Estado, municípios e concessionárias.

Com a nova remessa, o primeiro lote de renovação da frota de ônibus chega ao total de 200 veículos, dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Em agosto, 68 ônibus já haviam sido incorporados ao Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.

Caiado ressaltou a importância do investimento na qualidade do transporte público. “Veículos com esse padrão de qualidade e conforto voltam a dar dignidade para as pessoas que usam o transporte público. São frutos de um trabalho de longo prazo, estruturado desde o começo da gestão”, declarou. Ele também mencionou que todos os ônibus são equipados com ar-condicionado.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que a nova frota é composta por cerca de 10% de veículos elétricos, enquanto o restante atende ao padrão Euro 6, com baixa emissão de carbono. “A frota toda tem ar-condicionado e vai trazer muito mais conforto para o cidadão”, afirmou. O governo planeja adicionar mais 300 ônibus até o final de 2025, aumentando em 30% a quantidade de veículos em circulação.

Leia mais: Saiba como vai funcionar o sistema BRT em Goiânia

A ação integra o Novo Plano Operacional da RMTC e resulta de estudos de demanda que identificaram melhorias necessárias na frota. Murilo Ulhôa, presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), mencionou que o projeto não se limita apenas a uma nova frota, mas inclui novos abrigos de ônibus, terminais e estações. A Rede atende Goiânia e mais 18 municípios.

Os novos ônibus facilitarão a identificação das linhas pelos usuários, que serão classificadas por cores: verde para o sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, azul para linhas alimentadoras e cinza para a rede estrutural dos corredores. Esses detalhes foram apresentados pelo governador, que vistoriou o interior dos veículos junto ao vice-governador Daniel Vilela e outras autoridades.

Caiado também enfatizou a importância da parceria com os prefeitos da região. “É importante a nossa parceria com esses prefeitos que têm a mesma sensibilidade pelo transporte público. Do contrário, teríamos um colapso”, destacou. O custo da passagem permanece congelado em R$ 4,30 desde 2019.

Os novos ônibus devem atender a quase 90 mil pessoas diariamente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. A reestruturação do sistema inclui a integração entre terminais e o uso de novas tecnologias na bilhetagem, com o objetivo de modernizar e otimizar o transporte coletivo.

Leia mais: Usuários do transporte público comemoram a inauguração do BRT Norte-Sul

Os investimentos realizados visam não apenas a renovação da frota, mas também a promoção de um sistema de transporte mais eficiente e sustentável. Com os novos ônibus, o governo pretende atender à crescente demanda do transporte público na região e garantir condições adequadas para os usuários.

O seminário e a entrega dos veículos representam um passo significativo na melhoria do transporte coletivo em Goiânia. A proposta é integrar e ampliar a rede de ônibus, assegurando que mais pessoas tenham acesso a um transporte de qualidade, que respeite o meio ambiente e promova a inclusão social.

Assim, o programa Nova RMTC se torna um exemplo de comprometimento com a sustentabilidade e a eficiência no transporte público, promovendo uma mobilidade urbana mais responsável e acessível para todos os cidadãos da Região Metropolitana de Goiânia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também