O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Bailarina brasileira na Ópera

Mineira Luciana Sagioro é a primeira brasileira contratada pela Ópera de Paris

A jovem de 18 anos, natural de Juiz de Fora, conquistou seu lugar na renomada companhia após se destacar no Prix de Lausanne e escolheu a Ópera para fazer história

Postado em 14 de outubro de 2024 por Luana Avelar

Luciana Sagioro, uma jovem de 18 anos, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, acaba de conquistar um feito histórico: ela é a primeira brasileira a ser contratada pela Ópera de Paris, uma das companhias de balé mais prestigiadas do mundo. A bailarina firmou um contrato que a garante na companhia até sua aposentadoria, consolidando uma carreira que já vinha sendo marcada por grandes conquistas e reconhecimentos no cenário internacional da dança.

A trajetória de Luciana começou cedo. Aos 5 anos, ela deu seus primeiros passos na dança em sua cidade natal. Aos 9, ela se mudou para o Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades de formação. Esse investimento deu frutos, e nos últimos anos, Luciana não só brilhou em campanhas publicitárias, como também ministrou aulas no Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, o maior do gênero na América Latina.

Seu destaque veio ao conquistar o terceiro lugar no renomado Prix de Lausanne, competição conhecida como as “Olimpíadas do balé”, que abriu portas para uma vaga como estudante na escola de balé da Ópera de Paris. Um ano após integrar a instituição como aluna, garantiu uma posição permanente na companhia, um feito que a projeta internacionalmente e reforça o impacto de sua carreira na dança.

Ao ser questionada sobre a escolha da Ópera de Paris entre tantas outras companhias de balé de renome mundial, a jovem declarou: “Eu escolhi a Ópera de Paris dentro de todas as outras companhias porque eu queria fazer história. Eu tinha a oportunidade de ser a primeira brasileira, então eu fiz para mostrar para todos que sonham que é possível”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também