O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
HIV

Ministério Público recomenda que Hemorio fique responsável pelos exames para transplantes

O Ministério Público aconselhou que todos os exames sejam realizados exclusivamente pelo Hemorio para evitar órgãos infectados por HIV

Postado em 14 de outubro de 2024 por Leticia Marielle
Ministério Público recomenda que Hemorio fique responsável pelos exames para transplantes. | Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou à Secretaria de Saúde e à Fundação Saúde que aprimorem as práticas relacionadas à análise de amostras de sangue na Central Estadual de Transplantes, com o objetivo de prevenir novos casos de infecção em pacientes transplantados. A recomendação, divulgada no domingo (13), segue após a confirmação de que seis pacientes receberam órgãos contaminados com o vírus HIV.

Como resultado, os serviços do Laboratório de Patologia Clínica Doutor Saleme, uma instituição privada contratada pelo governo do estado, foram suspensos. O Ministério Público aconselhou que todos os exames sejam realizados exclusivamente pelo Hemorio. Caso haja necessidade de terceirização, deve ser feito um estudo prévio para avaliar essa possibilidade. O órgão também alertou que, se a recomendação não for aceita, os responsáveis deverão justificar por escrito, e a falta de aceitação poderá levar à adoção de medidas administrativas e judiciais.

Na sexta-feira (11), a 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde abriu um inquérito civil para investigar as irregularidades. O Ministério da Saúde, por sua vez, iniciou uma auditoria para examinar o sistema de transplantes no Rio de Janeiro e verificar possíveis problemas na contratação do laboratório. Esta auditoria será realizada pelo Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) e incluirá a determinação de que a testagem de todos os doadores de órgãos volte a ser feita exclusivamente pelo Hemorio, além da retestagem do material já coletado para identificar novos casos de contaminação.

O Caso

Pacientes recebem órgãos transplantados infectados por HIV. | Foto: Divulgação

Pacientes que receberam órgãos transplantados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro foram infectados por HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, houve a confirmação de infecção por HIV de dois doadores e seis receptores, que testaram positivo.A Secretaria e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) informaram que abriram sindicâncias para identificar e punir os responsáveis. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil abriram inquéritos para investigar o caso.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também